O Nordestino e Sua Meritocracia
 

Como diz certa música nordestina: “O Nordestino de Bem Tá com Bolsonaro”. E, se não está, acabará ficando, mais cedo ou mais tarde. As virtudes, as limitações e os possíveis erros e acertos do nosso atual presidente da República dispensam comentários e saltam aos olhos de qualquer pessoa honesta e sensata que se disponha a analisá-lo sem ódio ou sem paixões. Paixões, por muitas vezes, desejar que ele seja perfeito e não humano; ódio já nem tanto por razões ideológicas, mas principalmente por dinheiro, da parte daqueles que, através da corrupção e privilégios, desejam continuar usurpando o povo.

É claro, todavia, que não é só por méritos próprios que Bolsonaro está ganhando e vai ganhar, não só o eleitorado, mas a simpatia do povo nordestino e mudar a história do Nordeste Brasileiro para sempre e para melhor. Esses méritos são do próprio povo do Nordeste que vai reconhecer e já está reconhecendo a verdadeira face de um presidente que não é santo nem perfeito, mas honesto e humano, no sentido mais real de humanidade.

É fato que o povo nordestino, no âmbito geral, pelo menos em nossa era republicana, sempre foi um povo muito carente. E devido a sua carência, sempre se viu obrigado, ainda que muitas vezes de forma inconsciente, a aceitar esmolas ou migalhas oferecidas pelos “coronéis” de ontem e de hoje, não de graça, mas em troca de votos, votos esses que sempre perpetuaram o povo na miséria e seus algozes no poder político, não só do Nordeste, mas do país inteiro; haja vista que a maioria dos mandachuvas da política brasileira é oriunda do Nordeste.

Digo sobre os méritos do nordestino, porque muito além da sua carência, da sua simplicidade, sua falta de informação e capacidade para entender de política e até mesmo da sua ignorância, estão suas virtudes. Bolsonaro vai ganhar o coração do nordestino porque é um homem franco, sincero; e o povo do nordeste é um povo muito grato e hospitaleiro com aqueles que lhe prestam atenção e lhes dão o devido valor.

Entretanto, essa não é a única razão ou virtude que fará os nordestinos reconhecerem as ações e os méritos do governo Bolsonaro. O povo nordestino é – sobretudo – um povo muito trabalhador, haja vista que mesmo quando é obrigado a emigrar-se para o Sul do país, jamais recusa trabalho e, em grande medita, com sua força de trabalho, há ajudado muito a sustentar os Estados do Sul, principalmente na construção civil e na metalurgia.
 
Por fim, devemos somar a todas essas virtudes do nordestino, o fato de que se trata de um povo muito apegado às suas tradições culturais, que ama sua terra natal e jamais a deixaria se assim não fosse obrigado pela seca e pela falta de oportunidade local. Ocorre então que Bolsonaro está criando condições reais para que esse povo, a médio e longo prazo, possa permanecer em sua terra natal e usufruir das suas próprias capacidades.

Isso será mais um fator para que Bolsonaro seja reconhecido no Nordeste, pois o povo nordestino, logo se dará conta de que não precisará mais de viver de migalhas servidas pelos corruptos das velhas oligarquias. É certo que o povo nordestino, sendo um povo trabalhador, como já foi dito em outro parágrafo, a viver das esmolas dadas pelos corruptos da velha política, vai preferir a honra de ganhar ele próprio, através do seu trabalho, o sustento para si e para sua família.

Mas ainda existe outro fator que levará o povo nordestino ao encontro do Jair Messias Bolsonaro e suas ideias conservadoras: o próprio conservadorismo do nordestino. Sim, o nordestino é um povo conservador por natureza. Afinal o que é, se não conservadorismo, todo amor e apego que os nordestinos têm para com suas famílias, para com sua terra, suas raízes culturais, sua música, sua poesia, sua arte em geral e sua religião cristã?

 
 
◄ Anterior | Próximo ►