O que é ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma prova cíclica aplicada a cada três anos para os mais diversos cursos. Isso quer dizer que, por exemplo, se em 2014 os cursos de Letras fizeram ENADE, só o farão novamente em 2017. Esse exame tem por objetivo verificar os conteúdos que são estudados pelo aluno nas suas respectivas faculdades, e se eles estão de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN´s). Avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Ciclo Avaliativo

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.

Quem aplica o ENADE?

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

É obrigatório fazer o ENADE?

A legislação brasileira indica a obrigatoriedade da inscrição no ENADE para os estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

O formando deverá fazer a prova do ENADE se aquele for o ano do ciclo para o seu curso. Por exemplo, se o ano de 2017 for ano de ENADE para os cursos de Licenciatura, todos os alunos formandos de cursos de licenciatura devem fazer a prova do ENADE. A própria universidade faz contato com esses alunos elegíveis e os orienta quanto às inscrições e à prova.

Referência

EXAME Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília. Disponível em: http://inep.gov.br/enade
 
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 09/08/2020
Código do texto: T7031060
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.