Construção Civil ou Social
 
 
 
O Conservadorismo é um pensamento ideológico? Conservadorismo não é ideologia. Ideologia é o pensamento idealizado sobre determinado assunto. Sendo o princípio do conservadorismo, a preservação das tradições e costumes sociais já pre-estabelecidos e bem fundamentados, torna-se impossível idealizar algum pensamento sobre ele, restando apenas a possibilidade de se fazer reflexões.

Utilizando um exemplo material, imagine uma casa cujo dono deseja fazer-lhe uma reforma, mas conservá-la pelo menos em sua estrutura básica. É impossivel, para não dizer inútil, ao tal proprietário idelalizar como seria a estrutura da casa que já estaria ali materializada diante dos seus olhos e  ao alcance de suas mãos. Ainda que ele idealizasse sobre a reforma da casa, não seria sobre ela, o objeto principal do exemplo. Bastar-lhe-ia então refletir como seria as modificações que deseja fazer e mãos à obra.


Reutilizando o mesmo exemplo material da casa, imagine uma casa cujo dono deseja demolí-la por comleto para, só depois, pensar em uma nova edificação. Diante do espaço vazio – ou mesmo da casa ainda a ser demolida – seria perfentamente possível ao proprietário idealizar como viria a ser sua casa nova, simplesmente porque ele idealizaria outra casa e não aquela que ainda estaria ou já estivera diante dos seus olhos.

Talvez, depois de idealizá-la, o proprietario até refletisse sobre a melhor forma de construi-la. No entanto, sendo impaciente e pouco cuidadoso, poderia começar a construção de forma aleatória, com base apenas no que idealizara antes ou depois da demolição. Além disso, ele poderia ainda idealizar uma casa cujo valor do custo final estivesse muito acima da sua capacidade financeira, ficando assim com a obra pela metade ou eternamente idealizada.

Outrossim, é o Socialismo um pensamento de grande ruptura social e mudanças de paradigmas como, por exemplo, a demolição da casa. Embora nele também a reflexão ainda não seja impossível – torna-se, perfeitamente possível idedalizar sobre este. Portanto, conclue-se que o Conservadorismo é um pensamento reflexivo, enquanto o Socialismo é um pensamento ideológico.
 

 Anterior | Próximo