Covid-19 e a Nova Governamentalidade

A atual crise de governamentalidade, indica, inicialmente, a implementação em larga escala do que vou denominar dispositivos de terrorismo high tech. Pensando que o terrorismo implementou uma nova forma de ataque, onde qualquer um pode ser uma arma em potencial, transplantando isso no cenário atual, teremos o sujeito-epidêmico, cada um com potencialidade de contaminação do coletivo, o que faz endurecer as regras e em curto prazo, efetivar sistemas de gestão que possam se alastrar e fornecer dados o mais rapidamente possível.

Além disso, acredito que, ao contrário de outras épocas e outras crises, estamos diante não mais de uma invasão da privacidade, mas de um sistema de controle sobre o espaço público, fazendo com que o mesmo se torne um gradiente eficaz de contenção. Uma nova Biopolítica, ainda mais reafirmada e desenvolvida,operando uma das chaves da sociedade burguesa que é a intensificação da higienização, uma nova aproximação com a eugenia. O espaço se torna "volkloser Raum", espaço vazio ou espaço evacuado. A Biopolítica busca fazer-se "Zoé", uma governamentalidade comum, fazendo da autorregulação um sistema de introjeção de práticas preventivas, pautada pela anamnese do pânico.

Bruno Azevedo
Enviado por Bruno Azevedo em 03/04/2020
Código do texto: T6905217
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.