A Direita Que Não Quer Governar
 

 
A direita nunca vai governar esse país, afinal essa não é sua função e, haja vista suas pautas, também não é sua intenção. Quem sempre governa, deseja governar e nasceu com essa intenção é obviamente a esquerda. Ocorre que nem sempre nos damos conta do que significa o verbo governar. Governar é dirigir, conduzir algo por um determinado caminho e para alguma direção, a direção desejada por aquele que dirige e que, nem sempre, é boa, competente e/ou bem-intencionada.

Uma aeronave, por exemplo, é conduzida pela tripulação que está no comando. A tripulação também é parte dos viajantes do voo e tem o mesmo objetivo: fazer uma boa viagem e aterrissar com segurança. Se por algum motivo essa tripulação falha, a aeronave fatalmente cai. Mas isso é uma exceção, uma fatalidade. Todavia, se a aeronave for sequestrada, por exemplo, mudará de direção, de rumo, mas isso não significa que não esteja sendo dirigida, pois não está desgovernada, nem em queda livre. Significa que, sob as ordens do sequestrador, está ela sendo governada para o destino errado.

Portanto, o que leva uma aeronave para um pouso seguro é a direção correta, não é o ato em si de dirigir ou governar, mas a direção para onde ela esteja sendo conduzida. Desta mesma forma, é um bom governo aquele que mantem sua nação na rota do crescimento e leva-a para uma boa aterrissagem com a menor turbulência possível. Todavia, se a direita não quer governar e não tem essa habilidade, quem deve estar no comando dessa aeronave-nação, a esquerda?

Se a função nem a intenção da direita não é governar, qual é o seu papel, o que ela faz, deve ou deveria sempre fazer quando chega ao poder? Pois bem. Sua função essencial deve ser, primordialmente, impedir que a esquerda dirija, que, por sua incompetência, ela deixe a aeronave cair. Ou em casos mais extremos, impedir que ela sequestre a nação e conduza sua aeronave rumo ao abismo.

O desvio desse abismo faz-se basicamente desburocratizando o sistema, destituindo órgãos inúteis, desestatizando serviços secundários, combatendo a impunidade, garantindo a segurança pública, promovendo a justiça e o livre mercado. No âmbito educacional, as ações da direita devem priorizar o ensino fundamental e médio, além de garantir a liberdade do pensamento no ensino superior. Esse deve ser o papel fundamental de uma direita que não quer e nem deve governar. Mas eu estou falando, obviamente, da direita e não de extrema direita.

A despeito de tudo isso, a função da direita é proteger a nação e deixar que o povo se governe. Pois uma Nação que se presa e deseja prosperar deve ser governada pelo seu povo, respeitando os direitos da minoria, mas regido pela vontade da maioria. Repetindo: uma nação não deve ser governada pela direita, pela esquerda, pelo centro e muito menos pelos extremos, mas por todos os seus cidadãos, aqueles que se encontram dentro da lei.

 

 
 Anterior | Próximo