A santa experiencia que nos amaduresce!
Quem de nós não gostaria de conquistar experiências sem ter precisado passar por tantos obstáculos? Decepções? Desafios? Vicissitudes? Sofrimentos? Quedas? Altos e baixos pela vida afora?
Mas também quando voltamos a um passado não tao distante observamos que provavelmente não seríamos quem somos hoje se não tivéssemos vivido o que vivemos ontem! Daí, vem grandes e óbvios motivos para agradecermos! Ainda que dificilmente o aprendizado nos chega sorrindo!
Feliz quem consegue aprender com o erro do outro! Mas ainda infelizmente, não estamos tão evoluídos ao ponto de aprendermos e crescermos somente com o poder da observação! E quantas vezes repetimos situações já bastante velhas em nosso cotidiano e tudo isso porque o universo simplesmente está nos oferecendo a chance de repetirmos a disciplina que tomamos zero na avaliação?
Somos justamente o resultado das percepções que captamos através da vida que vivemos! Assim, o que fica de toda essa trajetória e que vale para uma vida inteira não é o que vivemos em si , mas sim o que faremos a partir da absorção dos ensinamentos adquiridos! Não são os motivos, nem os lugares, nem as pessoas que, onde ou como, nem com quem vivemos, que poderão retardar ou avançar o nosso processo evolutivo, tampouco o tempo vivido!Ainda que já diz o ditado:
-"Os anos nos ensinam coisas que os dias desconhecem ..."
Mas quantos ainda assim chegarão à velhice tendo aprendido tão pouco ou quase nada, o pior, acreditando que bastam os anos vividos, mas, viver sem dar vida aos anos não é vida!
É dado a cada um segundo as suas obras e a cada colheita proporcional ao tamanho de sua seara! Viver é uma dádiva e aprender a disfrutar da verdadeira essência da vida é sabedoria que edifica!
Por Valéria Gurgel