Olá!!!
Sou a escritora Valéria Gurgel. Trabalho na Editora Rolimã e no Instituto Respirar.
Professora de História, licenciada, graduada pela Universidade Estácio de Sá. Pós graduada em Musicoterapia.
Sou Terapeuta Holistica e Reikiana.
Técnica em Análises Clínicas e Patológicas.
Sou Ttradutora de Português/espanhol Contadora de Histórias, Musicista s e Compositora.
Possuo um canal de Contação de Histórias e músicas autorais no youtube Rolimã editora- Caminho das Letras. Amo cozinhar e também possuo um canal de culinária no Youtube. Cozinhando com gurgelita.
*Se puderem se inscrever em meus canais e compartilhar para mim, eu agradeço!
Os links seguem logo abaixo de minha apresentação!
Sou membro da Academia Novalimense de Letras. Ocupo a cadeira de número 36 e o meu patrono é o Saudosíssimo Rubem Alves.
Nasci na cidade de Nova Lima, Minas Gerais – Brasil, aos 28 de Março de 1970. Passei minha infância e juventude na cidade de Raposos interior de Minas.
Residi em Itabirito por mais de 20 anos. Esta cidade bucólica que amo, conhecida carinhosamente como "Cidade Encanto". E em Ouro Preto, cidade histórica que carrega um patrimônio histórico cultural, berço de nossa colonização brasileira. Também interior de Minas Gerais.
Compus uma música para Raposos, Arraial do Rio das Velhas. Duas para Itabirito que se chamam "Cidade Encanto" e "Itabirito Joia Rara"outra para Minas que se chama "Minas de Minas", uma para Nova Lima e se chama "Nova Lima, rimas da felicidade. Possuo diversas músicas de minha autoria disponíveis em todas as plataformas digitais de Streamings, Spotify e outras e algumas no YouTube em Clipes.
Desde os meus quatro anos de idade já despertava para os dons artísticos tocando um pequeno piano em festinhas de escola. Aos nove anos aprendi a tocar violão com o meu pai, um seresteiro e marceneiro. Minha mãezinha, uma dona de casa que sempre amou as histórias e a literatura carrega as tradições religiosas de nossa Minas Gerais. Ela sempre me incentivou a cantar, tocar e escrever. E sempre contava muitas histórias e cantava para mim.
Meus pais e toda a minha família vieram de origem simples, trabalhadores, famílias tradicionalmente mineiras.
Aos onze anos comecei a escrever meu primeiro livro. E foi então que descobri a vocação que hoje tem feito diferença em minha vida.
Contando hoje com seis livros publicados. Dentre minhas obras, possuo romances, livros infantis e infanto juvenis, crônicas, contos, poemas diversos, frases, pensamentos, prosas poéticas, micro contos, poetrix, aldravias e haikais.
Muito de minhas obras estão publicadas em Revistas jornais e blogs. Algumas em espanhol, em antologias literárias no Peru, Colômbia, Argentina, Chile e México.
Possuo também composições musicais para crianças. Componho para minhas obras literárias e para obras de demais escritores.
Aos treze anos de idade comecei a dar aulas de violão e aos quinze tocava em barzinhos e restaurantes por várias cidades mineiras.
Em 1985 comecei a fazer parte do Grupo Teatral Minas Artes Gerais,com “Os Alegríssimos” onde interpretei personagens dos clássicos infantis “Chapeuzinho Vermelho” e “Emília” do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
E hoje interpreto a Professora Gurguelita, a Lerinha e demais personagens de minhas histórias infantis.
Estudei musica na EFAP / Ordem dos Músicos em Belo Horizonte / Minas Gerais.
Em 1998, participei do 1° Show de Talentos na casa de Cultura Maestro D’ungas da cidade de Itabirito, onde apresentei junto com vários artistas da região.
Participei com duas de minhas composições musicais na Mostra do “Circuito VDL de Arte e cultura”. E no Festival do Pequi em 2007, com a canção “Reencontro” de minha autoria e letra em parceria.
Trabalhei no Jornal Periodico Presencia do Chile. Colunista/ Cronista dos Jornais
Presença de Itabirito, Jornal A Gazeta de Itabirito e Papo de Contagem em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Escrevo ambém para algumas revistas dentre elas, a Criticartes de Dourados Mato Grosso do sul e Cerrado Cultural de Brasília.
Sou membro correspondente da ACDL. Academia Amambaiense de letras.
Em 21 de Agosto de 2010 fui condecorada com o título "Gente de expressão 2010” do estado de Minas Gerais na categoria "Escritora". O evento aconteceu no Salão "Espelho d'água" do Iate Tênis Clube de Belo Horizonte Minas Gerais, onde pude dividir esse grande momento de minha vida com amigos, familiares e os demais homenageados na Noite Dourada da Sociedade Mineira.
Tive uma de minhas composições musicais, selecionada no Festival da ARPUB (Associação das rádios públicas do Brasil) da Rádio Inconfidência Mineira, ficando entre as dez melhores de Minas Gerais - Brasil. Música "Chega de perdão" na categoria samba.
Ainda em 2010, tive a aprovação do projeto de edição de mais um de meus romances/ficção, pela lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itabirito.
Em 2011 participei do Salão Internacional do livro de Foz do Iguaçu, lançando uma de minhas obras literárias "Onde rolam as cascatas", Um romance/ficção onde as Cataratas do Iguaçu se tornaram palco do desenrolar de toda essa trama de amor e ódio!
A partir de então, tenho recebido convites para participar de diversas feiras em vários estados brasileiros e outros países.
Fui convidada a participar em Outubro de 2012 do
IX Encuentro literário Internacional Cataratas del Iguazu
"Salvador Lentini Fraga"del Taller la Araucaria de Puerto Iguazu. Missiones, República Argentina.
Representando o Brasil/Minas Gerais com a minha obra literária "Onde rolam as cascatas"
Uma ficção das cataratas de Iguaçu.
Obra essa, que foi adaptada para o cinema pelo Roteirista Marcelo Perri de Mogi Mirim / São Paulo. Lamentavelmente, não conseguimos captação para o projeto, mas valeu a iniciativa!
Em 2013 estive no México apresentando minha literatura e músicas de minha autoria no Distrito Federal do México e em diversas cidades do estado de Morelos, assim como em em diversas Casas de Cultura, Museus, Universidaes e Escolas da região.
Em 2014 estive em Brasilia apresentando minha dissertação
"Mulher, Mãe, Educadora e Escritora na Arte de Esculpir o Dom", pelo Dia Internacional das Mulheres, em um Congresso Internacional de Escritoras, em homenagem à Cecilia Meirelles.
Ainda em 2014 estive na Colômbia por três meses apresentando um projeto infantil "Educar para crescer com a professora Gurguelita" em escolas de diversas regiões colombianas. e oficinas de Literatura /música e Contação de histórias.
Estive no Peru e no Chile para um Encontro Internacional de literatura, onde também apresentei uma Composição Musical para a obra literária de um escritor chileno, sobre a Saga Real dos mineiros de Atacama. A história se passou com 33 mineiros de Atacama que ficaram aprisionados em uma mina por vários meses, até serem resgatados e salvos, todos com vida. Essa trágica história foi tema dessa obra literária, na qual compus uma música para um duende, personagem fictício no livro do autor.
A trágica história real deses mineiros, logo depois se tornou filme "Los 33".
Por três anos residi no Chile na região do Deserto do Atacama, onde presenciei e participei ativamente no acompanhamento de sobreviventes e resgates, entrevistando, fotografando e fazendo coberturas de uma catástrofe na região, para o Jornal Presencia. Foram muitas vítimas dessa tragédia ocorrida lá num aluvião que devastou a região e diversas cidades e capitais. Trabalhamos também com campanhas para reencontrar desaparecidos e apoio psicosocial às famílias, crianças e jovens, assim como campanhas de ajuda humanitária. Alguns meses depois a região foi acometida de um terremoto seguido de tsunami.
Trabalhei também em duas escolas da região.
Estive presente na Bienal Mineira do Livro em 2022 em Belo Horizonte Minas Gerais lançando meu livro Infantojuvenil Rolando em seu Rolimã.
Em 2023 dei uma Entrevista par a Rede Minas de Televisão no Programa Dedinho de Prosa, falando sobre a obra.
Em 2023 lancei O MEU LIVRO
GUIRLANDA DAS EMOÇÕES
Crônicas, Contos, Fábulas e Prosas Poéticas, pelo selo Alforria Literaria da Árvore das Letras de Leandro Bertoldo em Parceria com a Editora Rolimã.
Os escritores que se interessarem pelos meus livros e nossos serviços de edição completa de suas obras em nossa editora, e ou correções, registros, e tradução de suas obras para o espanhol e francês, basta entrar em contato no email:
vallecrisgur@yahoo.com.br
Sou Contadora de Historias e vou em Escolas, Parques Ecológicos , Festas Infantis e de adultos, Formaturas, Casamentos, Bodas de prata, de ouro, Contando Historias Temáticas Encantadas!
Contáte-me para contratar!
Realizo Oficinas de Culinária Afetiva e Encontros de Musicoterapia / Musicalização e de Mediação Afetuosa da Literatura, Oficinas de Literatura Criativa com Produção de Livros artesanais com crianças, jovens, adultos e pessoas idosas.
Siga-me no instagram se você gostou das minhas temáticas abordadas e conheça melhor o.meu trabalho!
https://www.instagram.com/valeriacristinagurgel/?hl=pt-br
Possuo também um Canal no Youtube de Contação de Histórias infantis e infantojuvenis
https://www.youtube.com/results?search_query=rolimaeditora+caminho+das+letras
E o meu Canal de culinária é:
https://www.youtube.com/results?search_query=cozinhando+com+gurgelita
Bem, agora que já me conhece, caro leitor, convido-o a mergulhar de cabeça comigo nas páginas que se seguem, para juntos vivermos todas as emoções!!!
Sinta-se em casa! Comente,argumente, questione,dê a sua opnião. Será para mim, sempre um imenso prazer recebêlo aqui!
Bem vindo à minha escrivaninha!
Gratidão e um afetuoso abraço da escritora Valéria Gurgel.
Porque escrevo?!!...
Escrevo porque sinto um comprometimento de tocar almas
De sensibilizar corações
E despertar sentimentos...
Desafiar pensamentos...
Escrevo por missão
Por inspiração,
Por intercâmbio das mentes poéticas
Por transmissão de lá para cá
Do passado para o presente
Do real para o imaginário
Da dor que se transforma em amor
Escrevo sobre o que passou
E sobre o que não passará
Escrevo o ontem, hoje
E o hoje, amanhã
Escrevo para minha vida ter futuro
Escrevo meus sonhos e minhas frustrações
Escrevo por um pacto de sangue em forma de tinta
Uma eterna aliança que é derramada
Entre meu eu e o meu papel no mundo.
Escrevo por dom de Deus!
Escrevo
Por uma razão fisiológica
Escrevo
Para não sofrer
Escrevo para não adoecer
Escrevo porque essa é a razão do meu viver!
Valleria Gurgel
Outono de 26 de Abril de 2012
www.valleriagurgel.com
vallecrisgur@yahoo.com.br