Doze tribos e Reino do Norte e do Sul (raiz do israelismo)

Vou deixar aqui as duas de uma espécie de Simpósio que repassei sobre; As doze tribos de Israel e sobre a divisão do Reino do Norte e Sul.
Tive um grande trabalho de desenhar mapas pois, queria algo que conversasse com a minha palestra:
No primeiro encontro relatei a história dos filhos de Abraão, após o significado (um dos) da estrela de Davi, e por ultimo um pequeno panorama das tribos de Israel: Vou postar as fotos da apresentação para você que tiver interesse observar:


Então Segue as imagens da apresentação que entreguei uma apostila a igreja (Assembleia de Deus)
Olhando tais visuais, você leitor, poderá compreender que segui no raciocínio de apresentar de um modo prático o inicio de povo de Israel. Foi utilizado 40 minutos, foi bem expositivo, e segui a risca a cronologia dos visuais, para não perder o foco. As apresentações do 1 ao 3 foram amplamente explicadas, afinal a ideia era dar um embasamento mais prático para quem não conhece sobre a história, e oferecer um nivelamento teológico para quem não conhece.

Segundo encontro:

Nesta Segunda parte queria dar uma visão geral das tribos de Israel, reforçando o primeiro encontro. E adentrar a divisão dos Reinos do Norte e Sul do povo de Israel. Foi bastante ousado tal abordagem, e para isto utilizei do recurso mapa: Imprimi 1 cópia e entreguei as pessoas que acompanharam.
Postando aqui sem as informações pra você ver a trabalheira que foi, tive que redesenhar os mapas para deixa-lo mais enxuto afim do entendimento da cronologia dos acontecimentos não fosse prejudicada.
Segue o encarte que distribui, para enfim fazer a segunda palestra. (30minutos)
Seguindo agora, por ser um assunto bastante amplo tive que utilizar de um escopo, roteiro, ou esboço: Segue meu esboço.

1º Parte

1- Louvor, entregar os envelopes (este envelope entreguei um encarte em cada envelope uma tribo de Israel: Uma dinâmica.)
2- Agradecer a Deus e a oportunidade
3- Explicar novamente o que é Ssimpósio (equiparação de conhecimento)
Dar um título para a palestra:
Onde foram parar as tribos de Israel?

4- Significado dos nomes dos filhos de Jacó
(1º referência: Genesis 49 3-27)
5- Relembrar a história dos filhos de Jacó
6- Relembrar a história de Êxodo
7- Contar sobre os Moabitas (parentes de ló)
     Sobre os Filisteus (palestinos, golias)
     Sobre os Cananeus (que estavam em Jericó e também
     Foram ‘dizimados’ em outro momento por Levi e Simeão
Mx 10 minutos

 
     2º Parte

8- Dar um Salto para o Reino do Norte e o Reino do Sul
(2º referência bíblica 1 Reis 12)
9- Falar como eram juízes, Saul, Davi, e por fim Salomão. (Seus pecados no final da vida)
10- Jeroboao toma o reino do Norte
11- Judá e Benjamim foram governado por Roboão com Levitas o apoiando e tendo o templo por lá.
12- (Contar rapidamente sobre Levi e Simeão não terem terra, retomada a história de Diná)
13- Contar sobre as tribos no norte, acabarem sendo levadas cativas pelo império Assírio.
E serem ‘miscigenadas’ tornando os samaritanos.
14- Contar sobre o Exilio babilônico do povo de Judá, e após muito tempo. A retomada ao seu território.
15- Finalizar contando novamente sobre as tribos de Israel citando a (3º referência apocalipse 7 4-9)
16- Comentando sobre o sionismo, rapidamente e sobre a importância de Jerusalém território sagrado bíblico e tão disputado até hoje.
Mx 20 minutos

A aplicação pessoal é sobre o reino do norte ter sido extinguido do mapa por misturanças religiosas.
Aqui esta super resumido um esquema de palestra para quem interessar. Talvez eu poste como E-livro aqui a apresentação e este escopo. 


Estou fazendo uma pós graduação de teologia, e logo, foi uma ótima oportunidade de demonstrar uma pesquisa sobre um assunto pertinente.
Waldryano
Enviado por Waldryano em 21/08/2019
Reeditado em 28/08/2019
Código do texto: T6725857
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.