SANTO ANTONIO DE PÁDUA E DE LISBOA

SANTO ANTONIO DE PÁDUA E DE LISBOA

AUTOR: Paulo Roberto Giesteira

Santo Antônio nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1191, oriundo de uma família abastada, era cavalheiro da Guarda do rei, até a mais da metade de sua jovial juventude, participou de algumas guerras com êxito para defender a sua suma majestade soberano de Portugal.

Cresceu na Lisboa Portugal então província espanhola lá pelos anos de sua sobrevivência nestes confins.

Por suas bondades e orações e promessas, se converteu ao cristianismo no monastério de Santo Agostinho onde chegou a sacerdote.

Devoto de São Jorge onde no dia da comemoração deste santo, Fernando como um dos melhores soldados fiel e obediente ao rei, iria ser condecorado como cavalheiro da guarda real.

O então Fernando como nobre e muito culto, e muito admirado por seus contemporâneos que o classificavam, como uma pessoa de destaque entre os outros indivíduo

Muito estudioso sabia de cor tudo sobre a Bíblia sagrada, sobre outros santos católicos que serviram de modelo pra que ele praticasse a sua determinada decisão.

E se tornou membro das igrejas onde a frequentava, levando o seu profundo conhecimento a quem a carecia dos seus ensinamentos.

Alfabetizou alguns pobres que nem sabiam ler, ajudou muitos necessitados, e deu de comer e beber a aqueles que lhe pediam algo em suas carências.

Pertenceu ao convento de São Vicente de Fora, na Lisboa, e depois no convento de Santa Cruz na Coimbra.

Estudou religião introduzido da Bíblia Sagrada, da literatura Cristã Patrística e da religião Cristã científica e clássica, obtendo bastantes conhecimentos.

Foi um grande teólogo, místico, asceta, orador, taumaturgo de imensa escala.

Um intelectual notável e um dos maiores de Portugal na sua época pré universidade.

Deixou uma enormidade de escritos em sermões constatados por seus conhecimentos, que resguardam a sua predileção literária por filósofos da antiguidade, Plínio, o Velho, Cícero, Séneca, Boécio, Galeno, e Aristóteles e muitos outros procedentes que o faziam a se descrever.

No que foi através das suas idas e vindas as igrejas que ficou sabendo, e depois conhecendo as façanhas religiosas de um tal de Francisco da cidadezinha de Assis, na Itália.

Pra onde foi levado por alguns de seus seguidores, como por Giulieto.

Foi o pioneiro intelectual na ordem franciscana sendo considerado como doutor, e representante de fala quando se tinha que dar algum pronunciamento religioso nas instituições religiosas, ou nos diversos palanques em defesa daqueles que eram indefesos nas injustiças das cidades ou lugares onde passava.

E em seguida encantado com a ideia conheceu São Francisco de Assis, e foi transformado em um franciscano, de bata feito a pano de saco de estopa, passando a morar em uma cabana modesta pra demonstrar a sua filantrópica de simplicidade.

Logo em suas dúvidas conheceu o Franciscano italiano da Calábria Giulieto que foi o seu companheiro de peregrinações pro resto de sua vida.

Renunciou aos bens materiais, Combateu os agiotas na cidade de Pádua, Itália, assim como as injustiças por onde ele a encontrava, por onde obteve o nome de Santo Antônio de Pádua.

Fez milagres, foi justo, tinha virtudes, fiel pregador da escritura sagrada, divulgando por diversos lugares da Europa, Ásia e África, com bastante responsabilidade cristã.

O seu nome de batismo era Fernando, e ele era cavalheiro do rei de Portugal que tinha o mesmo nome, da Ordem de São Jorge tendo ele participado de muitos combates e jogos militares do seu reino.

Santo Antônio de Pádua, foi um grande santo que criou muitas leis em Pádua que até hoje são cumpridas as legislações desta cidade, e como tradição aos costumes culturais que se resguardam para o conhecimento da atual posteridade.

Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa, foi um homem Santo universal que de seus conhecimentos, caridades e virtudes guardam através dos tempos a sua tamanha santidade, tanto que a igreja católica a canonizou logo após a sua morte, tendo como registro as suas obras como cidadão de Deus, missionário de uma coragem eclesiástica ferrenha que a tornou como herói em diversas situações de sua vida.

Vindo a falecer na cidade italiana de Pádua em 13 de junho de 1231.

E após a sua morte, o seu espírito foi levado por São Francisco de Assis para o céu pra que ele fosse recebido por Deus, por ele ser e participar da ordem eclesiástica franciscana que transmitia uma nova ordem na hierarquia da Igreja Católica de humildade, simplicidade, pobreza e fraternidade.

Na maioria das suas imagens aparece ele carregando O Menino Jesus, como constatação de sua magnitude de missionário da palavra de Deus Nosso Senhor.

Paulo Roberto Giesteira
Enviado por Paulo Roberto Giesteira em 14/06/2016
Reeditado em 13/06/2018
Código do texto: T5666665
Classificação de conteúdo: seguro