Reflexões Sobre a Vida

Reflexões sobre a Vida

O que mais fascina o ser humano?

Seria a busca da transcendência?

A Fonte da Vida, a Origem, o Incognoscível, antecede o universo, a forma e os seres viventes, a espécie humana e a cultura, com suas tradições.

Depois vem o universo e sua imensidão, e dela surge o nosso planeta - o mundo natural, onde vivemos juntamente com outros seres.

Do mundo natural emergem os seres e dentre eles o ser humano.

Do humano, surge a dominação e exploração do mundo natural e a cultura, o mundo social.

Quando o ser humano nasce, de onde vem sua essência, senão da Fonte da Vida, origem de tudo, o Incognoscível, de dimensão desconhecida, de onde tudo brota e retorna perenemente?

Nada sabendo da sua origem, surge uma criança aqui no mundo natural e é invadida por um mundo social que já está pronto e que vem sendo construído ao longo dos milênios e continuará sendo construído, agora com a participação desse novo ser.

Esse Ser, sem condições de discernir, absorve involuntariamente tudo o que se passa no ambiente e cresce pensando que isso é que é o mundo real e que as idéias e imagens que formam sua consciência são absolutamente verdadeiras e integram a sua personalidade, seu jeito de agir no mundo social.

Mas, o que faz o ser humano questionar a si mesmo, como:

- Quem sou eu?

- Como chequei a ser o que sou?

- O que é a verdade?

- Por que sofremos?

- Qual a origem do sofrimento?

Um sábio oriental chamado Sidarta Gautama debruçou-se sobre esses questionamentos e dedicou sua vida a procura dessas respostas e compartilhou-as com a humanidade, mas fez uma ressalva, não acreditem porque sou eu que digo, pensem, experimentem e descubram por si sós.

Fiquei fascinado por esse tipo de abordagem que colocava em minhas mãos a responsabilidade de buscar as respostas para meus próprios questionamentos.