OS CÂNTICO DOS DEGRAUS V

De David

 

SALMO 124


 
Se não fosse por Hashem, que estava ao nosso lado,
que declare agora Israel:
se não fosse por Hashem, que estava ao nosso lado,
quando os homens nos atacaram,
eles nos teriam engolido vivos
na sua ira ardente;
teríamos sido arrastados pelas águas,
teria passado a torrente por sobre nós.
Por sobre nós teriam passado
as águas soberbas, orgulhosas.
Bendito seja Hashem, que não permitiu
que seus dentes nos dilacerassem.
Somos como um pássaro
que escapou da armadilha do caçador:
a armadilha foi rompida
e nós escapamos.
Nosso auxílio está no Nome de Hashem
Criador dos céus e da terra.
 
 
A repetição da frase "Se não fosse por Hashem, que esteve ao nosso lado" indica a importância de tal afirmação. Esta é, de fato, a essência de todo o Salmo. "Se Hashem é por nós, quem será contra nós?", afirma a Torah, vez após vez, livro após livro, geração após geração.
 
Foi quando Hashem não estava com Israel, que Israel perdeu seu reino. Mas por que não estava Hashem com Israel? Porque Israel não estava com Hashem. O povo havia se tornado tão orgulhoso e rico quanto seus oponentes, e se apoiou em seu próprio poder, ao invés de confiar no braço do Eterno.
 
E o que utilizou Adonai para salvar Israel? Cavalos e carruagens? Armas e exércitos? Não. Gritos e tochas na noite (Gideão); sonhos e imagens (David); as forças do vendaval, das nuvens e do fogo (Moisés); fazendo o próprio tempo parar em seu curso (Josué).
 
Com o Seu poder, através do conhecimento dos segredos das Escrituras que fora concedido aos Sábios, Hashem salvou o povo. Os sacerdotes entenderam o que dizia Hashem, ouviram os conselhos e os transmitiram ao povo. "E o povo que crê em Hashem será salvo."
 
E o que é crer, senão saber da existência de poderes para além da força humana - poderes que estão ao dispor de quem, apesar de humano e falho, é ainda puro de coração o suficiente para manejá-los, deixando-se guiar pela  mão do Eterno?
 
David, neste Salmo, está declarando o quão inevitável seria a destruição de seu povo na armadilha daqueles que se lhes opunham, se não fosse por Hashem estar do seu lado. E por que estaria Hashem de seu lado, e não do lado do inimigo? Seria por que Israel era mais justa? Mais merecedora? Mais perfeita? Claro que não.
 
Foi por estar Israel disposta a escutar, e a seguir à risca o conselho de seus Sábios,  que interpretavam o que lhes dizia Hashem. E na permutação dos valores e significados das Palavras, estava o segredo da vitória.
 
Não estaria, também agora, nestes segredos do Infinito, a nossa resposta aos problemas que afligem Israel, o coração do mundo? É claro que sim.
 
Transliteração do Salmo:
 
SHIR HAMAALOT LEDAVID LULÊ
 

Shir hammalot ledavid,
lulê Adonai sheháia lanu,
iomar na Yisrael.
Lulê Adonais sheháia lanu becum alênu adam.
Azai chayim belaúnu bacharot apam banu.
Azai hamayim shetafúnu,
náchla avar al nafshênu.
Azai avar al nafshênu hamayim hazedonim.
Baruch Adonai, shelo netanánu teref leshinehem.
Nafshênu ketsipor nimleta mipach iocshim,
hapach nishbar vaanachru  nimlatenu.
Ezrênu beshem Adonai,
osse shamayim vaárets.
 
 
Links para os demais Cânticos:
Salmo 120 - http://www.dalvalynch.net/visualizar.php?idt=1856779
Salmo 121 - http://www.dalvalynch.net/visualizar.php?idt=2825849
Salmo 122 - http://www.dalvalynch.net/visualizar.php?idt=4990627
Salmo 123 - http://www.dalvalynch.net/visualizar.php?idt=5037015
Dalva Agne Lynch
Enviado por Dalva Agne Lynch em 05/12/2014
Reeditado em 20/09/2018
Código do texto: T5059186
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.