CÂNTICO DOS DEGRAUS III
 

SALMO 122

de David
 
 
 
Regozijei-me quando me disseram,
"Vamos à casa de Hashem".
Nossos pés estariam dentro de teus portais,
Ó Jerusalém.
Jerusalém é edificada como cidade estreitamente
entrelaçada:
para ela sobem as tribos de Hashem,
para testemunho de Israel,
para agradecerem ao Nome de Hashem.
Pois ali se levantam os tronos de julgamento,
os tronos da casa de David.
Orai pela paz de Jerusalém:
aqueles que te amam, Jerusalém,
 prosperarão.
Que haja paz dentre teus baluartes
e prosperidade em teus palácios.
Por amor aos meus irmãos e amigos,
digo eu agora:
Que haja paz dentro de ti.
Por amor à casa de Hashem,
nosso D'us,
busco o teu bem.
 
 
Ao escrever este Salmo, David recém havia trazido a Arca para o Templo, recém havia unificado o Reino. Note-se que, como fiz com  o Salmo anterior, aqui também altero os verbos das traduções renomadas, para manter fidelidade com o sentido do Cântico, do tempo futuro para o futuro do pretérito.
 
Este Salmo era para ser cantado pelo Peregrino ao adentrar Jerusalém. O Templo levantava-se, magéstico, em branco e ouro, podendo ser visto desde longe, circundado pela cidade, "estreitamente entrelaçada" ao seu redor. Imaginem a maravilha que não deveria ser esta visão ao sol - aquele templo na montanha, símbolo do Eterno! Mesmo agora, mais de dois mil anos depois de sua segunda destruição, os olhos dos Peregrinos ainda se levantam ao Monte, visualizando a beleza.
 
Uma curiosidade neste Salmo é a expressão "os tronos de julgamento da casa de David". Se havia apenas um Rei, por que "os tronos"? Porque o Eterno prometera que a autoridade do governo de Israel cairia sobre "a CASA de David", quer dizer, ele e seus descendentes. E David, em suas orações, nunca pediu nada apenas para seu reinado, mas sempre para o reinado de sua Casa, sua descendência. E ele sempre se referia ao seu governo no plural: eu e minha Casa - o que é uma expressão tipicamente judaica. O Patriarca sempre se referia a si e sua Casa, jurava por si e sua Casa.
 
E quando o Eterno castiga um homem, castiga a ele e sua Casa. Por isso deveria ser muito importante ao homem manter-se íntegro: sua integridade ou falta dela cairia sobre sua descendência, sobre sua Casa, fazendo-o eternamente responsável pelos que dele dependem. Ao mesmo tempo, se a qualquer momento um de seus descendentes se volte ao Eterno, a misericórdia retorna à Casa, diz as Escrituras, "por mil gerações". E este é o sentido inteiro de Teshuvah - o retorno a Hashem, feito por cada ser em seu mais íntimo, e por Israel como Nação, em Iom Kippur.
 
Em hebraico, as palavras "paz" e "prosperidade" estão sempre correlacionadas.  E, como toda oração judaica, este Salmo engloba a nação como um todo. Se há paz em Jerusalém, haverá paz em Israel. Se houver paz em Israel, o mundo terá paz. Jerusalém é o coração do mundo. Portanto, é importante orar pela paz do coração do mundo, para que a humanidade prospere.
 
TRANSLITERAÇÃO
 
SHIR HAMAALOT LEDAVID
 
Shir hamaalot ledavid, samachti beomrim
li bet Hashem nelech.
Omedot haiu raglênu bishearáyich Ierushalayim.
Ierushalayim habenuia keir shechubera la iachdav.
Shesham alu shevatim shivtê la edut leysrael,
lehodot leshem Hashem.
Ki shama iashvu kis'ot lemishpat,
kis'ot levet Dawid.
Shaalu Shelom Ierushalayim,
yishlaiu ohavayich.
Iehi shalom behceléch,
shalva bearmenotá yich.
Lemáan achai vereai,
adabera na shalom bach.
Lemaan bet Hashem Eloheinu,
avacshá tov lach.
 
 Link para os demais Cânticos;
Salmo 120 - http://www.dalvalynch.net/visualizar.php?idt=1856779

Salmo 121 - http://www.dalvalynch.net/visualizar.php?idt=2825849
Salmo 123 - http://www.dalvalynch.net/visualizar.php?idt=5037015
 
Dalva Agne Lynch
Enviado por Dalva Agne Lynch em 07/10/2014
Reeditado em 20/09/2018
Código do texto: T4990627
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.