O MOVIMENTO DAS DIRETAS JÁ

O MOVIMENTO DAS DIRETAS JÁ

AUTOR: Paulo Roberto Giesteira

Concessionado pela alcunha de Emenda Dante de Oliveira Pereira de Carvalho a Proposição a modificação Constitucional (PEC) nº 05/1983, na exibição proposta pelo Deputado Federal Dante de Oliveira (PMDB-MT), que formalizava como definitivo propósito de reintegrar as eleições diretas para com o voto participativo de cada cidadão brasileiro, com propósitos de impor uma ação de democracia, a presidente da República no Brasil, seguindo a linha da transformação dos artigos 74 e 148 da Constituição Federal de 1967 (Emenda Constitucional nº 1, de 1969), restabelecendo o costumado valor democrático que foi interrompida por intercessão no Brasil pelo golpe militar de 1964.

Esta grande coação populacional estabelecida, como intuito de que esta emenda pudesse ser consentida com o apoio da mídia, e de grandes nomes, como artistas e políticos deste país, converteu num dos mais grandiosos montantes político-sociais da trajetória epistemológica do Brasil, que sucessivamente adotou o título simbológico de Diretas Já. Que de consonância com alguns supostas indagações do IBOPE, quase que mais de 80% da popularização desta nação era propícios ao consentimento desta emenda.

Mesmo com toda festa de impulsão popular a este projeto, esta Proposição de modificação Constitucional foi recusada pela Câmara dos Deputados, no dia 25 de abril de 1984.

Por se conveniar-se de uma proposta constitucional, era indispensável uma votação a favor deste consenso com no mínimo de mais de dois terços da Casa assembleia nacional, com pelo menos (320 deputados) para que esta proposição fosse encaminhada ao diretamente Senado.

Pelo que resultou na formal votação de: 298 deputados a este obséquio; 65 em impugnação a esta ideia; 03 privações, e 113 faltas no plenário.

Com a negação da emenda, a eleição para presidente da República de 1985, foi repetidamente indireta, sem a participação de escolha democrática do povo, que teve que sem algum motivo pra reagir, aceitar esta implantação.

Todavia, estas pronunciações dos contrários ao regime militarista, em destaque do PMDB, com o apoio da mídia, e grandes nomes da política, cultura e educação do país, e com reforçado suporte da população, desvencilharam com o fundamento de governo, que era a maior grande parte no Congresso Nacional, proporcionando a seleção do contra oposicionista Tancredo Neves - (PMDB), como presidente da república.

Sendo assim, terminou uma série de quase o sexto presidente militar ser nomeado restritamente por este desmanto militarista que comandava tudo por este país, tendo como iniciação em 1964, com o golpe militar.

Tancredo Neves contudo, de nada chegou a tomar posse, tendo o seu falecimento por sérios problemas de saúde no dia 21 de abril de 1985, justamente e coincidentemente nesta ocasião deste acontecimento.

E seu vice, o então favorável ao regime militar, José Sarney, foi então incorporado em 15 de março deste mesmo ano ocorrente, permanecendo outrossim como um dos imputáveis pelo seguimento de redemocratização do país, idêntico por ter aliado aos militares por vinte anos.

Isto como de manobra pra que colocasse quem eles queriam no poder, já que muitos militares criminosos, e coniventes com a ditadura militar, permaneciam e permanecem impunes, vivendo de vento em polpas neste país.

E estas manifestações das diretas já, impulsionada pela emenda Dante De Oliveira, para enfim haver no Brasil, eleições diretas com a participação da opinião e votação do povo, para eleger o Presidente da república com o voto popular, foi uma alavanca de direito adquirido pelo povo, na sua real característica de vanguarda e estímulo para alcançar muito mais direitos exigidos ou necessários, dentro do consenso de manipulação da imprensa programada e especializada.

Isto sim, reconhecido pelo real valor de todo o povo saber em que, ou em quem votar, seguindo pelo seu intuito correto para definir uma ou todas as causas, da que lhe dá alguns direitos.

Ter a consciência dos acontecimentos que afetavam o país naquela situação de época constipava uma causa de que o país carecia de muita coisa em diversos sentidos pra que pudesse seguir por um caminhos múltiplos de acertos.

Mas por mais que alguns indivíduos se vangloriassem por este feito das eleições ser decidida pelo voto individual no geral, limitado politicamente, na verdade muitos da população, eram cientementes desinformados, alienados e mal preparados para a esta decisão, a ponto de não dar a mínima para os acontecimentos que afetavam escandalosamento a nação.

E por outro lado, os nossos veículos de comunicações provocavam uma temporária reação, visando os interesses próprios das suas intenções. Pois por mais que anunciavam o fim de uma longa ditadura concretizada como militar, por outro lado ingressava a ditadura desleal da informação mal passada ou mal formulada, do monopólio e da manipulação mal conduzida por interesses autarquistas que desviavam algumas das sérias questões.

Isto peculiar a um povo que se sentia satisfeito ao saber que foi enganado, ou que estava sendo enganado, caindo na sua formal ditadura do pervertido, ou do desregramento moral, numa posição em que os mais mal intencionados tiravam maior proveito, com o maior embasamento de esperteza sobre a interações da sua maior proporção.

E este movimento das Eleições das Diretas Já, nos tirou de um precipício a despencar passando para um abismo a desmoronar, com governantes carimbados ou robotizados como fantoches ou marionetes, pelas informações mal passadas, Enganos, mentiras e arbitrariedades.

Totalitarismos, clientelismos, informatismos e coronelismos.

Durante passados anos sobre estes regimes arregimentados pelas disfarçadas ditaduras, quem mais sofreu foi esta inocente nação, que não escolheu quem foi seus reais filhos, e muitos deles, na verdade a maior parte traiu seus princípios de cidadão brasileiro.

E perante as estas atrocidades, ao longo dos anos, se sustentou esta situação as custas de uma ultrapassada proposta de irresponsabilidades para entregar deslealmente o país, usando desavergonhadamente o nome de todo o povo brasileiro como cobaia ou refém, ou no que pareceu ser uma coisa, mas na verdade foi outra para burlar para com os interesses de evolução desta abaulada nação.

Pois este movimento foi uma arma direta para com estes feitos, para tirar quem servia de empecilho para estes processos de entrave para não evoluir com a nação, no que a utopia da história registrou, tirando a honra para a suposta posteridade não saber da genuína verdade.

Que na verdade substituiu a ditadura militar por outras ditaduras ocultas as transparências, onde as manobras políticas de uma casta desonesta conseguia disfarçar como se tivesse sido implantado um novo regime de bonança, ao qual serviu de ilusão a todo aquele que verdadeiramente se diz brasileiro, e é brasileiro de coração.

Paulo Roberto Giesteira
Enviado por Paulo Roberto Giesteira em 23/07/2014
Reeditado em 25/01/2017
Código do texto: T4892730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.