pais e homens.

pais e homens...

mais firmes, mais contidos talvez, faz com que o dia dos pais seja isso... manifestações mais modestas, ao olhar, mas mais intensas.

a figura masculina é emblemática. traz a imagem do alicerce, da manutenção dos valores, do desbravar desafios, do olhar para frente, de traçar metas, de delimitar limites de tudo e para todos (!?)

o dia do pai é assim mesmo, mais autero, mais reservado...

mas a imagem do pai nos faz pensar em quem nos tornarmos, no que adquirimos de instrumentos para conduzir nossas vidas.

o pai, mesmo que calado, mesmo que ausente, foi aquele que se tornou a régua que norteava cada conduta desde os primeiros passos.

mesmo com olhinhos pequenos, todos os filhos já devem ter olhado para o semblante do pai, a fim de ter a avaliação final a respeito do que fizera e/ou cometera positiva ou negativamente.

acho que estar de bem com o pai, representava o mesmo que estar em paz com DEUS, pois para os filhos de uma forma geral, passar pelo crivo de valores, da ética e moral paterna, era quase como seguir as leis de DEUS, pois a régua desses valores e tudo mais, parecia-nos muito rígida, mas de um esforço quase sobre humano, pois não viemos com manual de instrução, mas de um sabor delicioso, quando alcançado e ultrapassado em algum ítem, da imensa lista de coisas a ser apresentada ao genitor.

é isso, dia dos pais é rever em segundos todas as listas de obrigações deixadas na caminhada e conseguir vislumbrar a importância de cada meta ali contida.

dia dos pais é conseguir parar e ver no fundo da alma, o propósito de cada ato, de cada intervenção paterna, descobrir sua psicologia, descobrir seu universo.

como não poderia deixar de ser, o universo masculino contém reservas quase inalcansáveis, acredito que até por eles mesmos... e isto se reflete também na imagem do pai, que embora suscinto como o próprio ambiente masculino, requer uma sintonia fina, muito especial para conseguir captar suas nuances e por menores.

hoje consigo ver melhor a sintonia fina de meu pai e espero que muitos possam ter este prazer singelo, mas intenso... e com isto conseguir significar tantas coisas na vida, através deste olhar mais firme e analítico herdado pelo arquétipo que chamamos de pai.

sejam felizes todos os pais do universo, desta e de todas as dimensões...

Paulo Jo Santo

Santos/SP, Saboó

zillah

11/08/2013 - 16h35

Paulo Jo Santo
Enviado por Paulo Jo Santo em 11/08/2013
Código do texto: T4429757
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.