minha mensagem ao povo brasileiro (sem correção)

as pessoas se dizem absurdadas com a violência dos ataques, contra prédios públicos, instalações, estabelecimentos comerciais, instituições privadas, e tudo o mais...

eu repudio e sou contra isto tudo, mas não me sinto admirado... na verdade era bem previsível que isto iria acontecer em algum momento, mas o poder público, a sociedade como um todo fechou os olhos para isto, e de certa forma nós pagamos para ver... e estamos começando a ver de forma desenfreada e aparentemente desordenada...

eu penso que, por quantas as escolas, as creches sofreram violações, depredações, atos de vandalismos, saques, e tudo o mais... por pessoas da própria comunidade mesmo... usuários do sistema e como parecia não nos dizer respeito... tudo bem!!!

por quantas vezes os professores foram agredidos, ameaçados, encurralados por um lado por alguns usuários deste serviço... pelos pais e responsáveis que os intimidavam em virtude de seus adorados pimpolhos... e por outro lado a maquina gestora, colocava em seus colo todo o ônus e responsabilidade de como administrar tal situação, sob risco de diversas penalizações...

quantos hospitais, postos de saúde, e unidades básicas foram saqueadas, depredadas; quantos e quantos profissionais de saúde se vêem intimidados por alguns de seus usuários que são o exemplo de civilidade, e que roubam, saqueam, intimidam, se escondem num pressuposto de fragilidade enfermiça, para se tornarem tiranos e algozes dessas instituições, e na mesma medida a máquina gestora, exige que se tenha todo o humanismo (que deve ser assim mesmo), mas se abstêm de fornecer recursos para garantir a proteção, a integridade física, psíquica e moral de seus profissionais, quando expostos e vulnerabilizados por estes agentes, que sem medidas e desprovidos da questão social, causam diversos transtornos a estrutura, expondo a todos e inclusive a outros pacientes às mais adversas situações de vulnerabilidade e exposição... isto quando não os subtraem equipamentos e/ou profissionais, devido ao ataque absurdo que estes bens valiosos sofrem no transcorrer da coisa toda (e ainda se argumenta que o problema para solucionar todos os males é importar profissionais, como se aqui, os que exercem duas funções não dão conta do que tem que ser feito e é necessário trazer de fora)...

quantas repartições e instituições e seus funcionários são violados incessantemente no transcorrer de nossos dias, sem a visibilidade que se deve ter... e acostumados com a coisa toda há um ar de permissividade...

quantos b.o.'s são feitos dessa natureza por este país adentro e nunca há pernas para se atacar a causa dos males?

e daí agora que o bicho papão está a crescer e mostra sua cara feia e escancara pra todos que quiserem ver e atingem os que pareciam inatingíveis estes tentam devolver com ares motivo de estupefação...

eu concordo no sentido de que nunca, mas NUNCA mesmo essa violência deve ser legitimada e aceita... e sempre há de ser repudiada... mas o que vemos nestes dias, nada mais é, em escala um pouquinho maior, o que os cidadãos passam todos os dias da semana em seu anonimato, em seu silêncio, em seu quadrado, que enquanto estava ali, não merecia atenção... é problema seu, resolva sozinho e não faça barulho, pois não queremos ser incomodados com seus lamentos...

gente!!! acordem e que isso sirva de reflexão... quanto não é dada importância para uma problemática, uma questão que merece uma resolução na base, um dia, este próprio fantasma pode vir para puxar a todos pelos pés...

e é isto que a sociedade e todos nós estamos vivendo, os fantasmas a omissão, da impunidade, dos desmandos, dos egoísmos e tudo o mais de vícios, que se espalham e assolam o território brasileiro, mostrando seus dentes e garras e querendo atingir a tudo e todos, como a mostrar potentes, com o alimento lançado a cada dia, da omissão de quem deveria escutar os gritos anônimos e os abafaram para não ter que pensar e agir sobre os males que eram outrora apresentados...

se tiver errado em minha análise, mas é o que consigo enxergar neste momento... e serve como meu desabafo!!!

ah! espero que com isto, possamos ser olhados, e que todos os nossos gritos calados, possam ser ouvidos, legitimadas nossas súplicas e feito de verdade do solo brasileiro um estado forte e de direito de fato; democrático, soberano, de igualdade, amor e de paz! como se nunca fora visto na história desse povo.

Paulo Jo Santo
Enviado por Paulo Jo Santo em 23/06/2013
Código do texto: T4354594
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.