A TENDA PAULO FREIRE E A SUA RAZÃO DE SER

No dia 25 de Janeiro de 2012, a Tenda Paulo Freire, no Fórum Social Temático, em Porto Alegre recebeu diversas pessoas e movimentos numa Roda de Conversa sobre a Educação Popular, as Praticas Populares em Saúde e as Políticas Publicas, “ A Politica Nacional de Educação Popular e os Movimentos Sociais”. Entre os movimentos e organizações que compuseram a roda: Setorial Nacional da Saúde – Central de Movimentos Populares – CMP; Rede Nacional de Religiões Afro em Saúde – RENAFRO; Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – Ministério da Saúde; Movimento de Mulheres Camponesas – MMC; Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG; Articulação Nacional de Movimentos e Práticas Educativas na Saúde – ANEPS.

Na oportunidade, como síntese das falas e reflexões construímos a Síntese Criativa:

A TENDA PAULO FREIRE E A SUA RAZÃO DE SER

Cada pessoa quando se apresenta nas rodas de conversa da Tenda Paulo Freire,

Antes de qualquer coisa, diz de si para si e de ser pra ser:

“Eu sou uma experiência, eu sou gente, sou humano, sou inacabado...

Sou mais que representante disso ou daquilo.

Sou parte e tomo parte de tantas e outras partes que me completam

Ou que fazem compreender a minha incompletude...

Eu não represento algo ou pessoas... Eu acredito, eu vivencio, eu contribuo.”

Ninguém representa ninguém! As pessoas se encontram e criam redes para dar vazão aos seus sonhos... Quando sonhamos, logo existimos! O ato de existir, necessariamente gera encontros. E os encontros são o ato limite de sonhar juntos! Os encontros materializam os sonhos.

Existir sozinho é o mesmo que vegetar. Vegetar é também uma forma de existir. Mas para os seres humanos, bom mesmo é existir juntos. Juntos, existe-se mais! Juntos, pode-se mais! Juntos, o poder é compartilhado. Juntos, o caminho é mais facilmente aplainado...

O caminho coletivo gera idas e vindas. Caminhos solitários não geram transformações coletivas. O caminho coletivo sugere caminhar e tecer redes, movido por um ideário que leva ao princípio de comunidade.

É na comunidade, maternidade parteira da educação popular que as nossas Tendas e ocas podem construir sua razão de ser. A razão de ser da Tenda Paulo Freire remete para a razão de ser das macro e micro ações, das macro e micro políticas que misturam, que agregam e que integralizam Saúde e cultura.

Com que ideário a gente se move?

Com que ideário se constrói uma tenda?

Com que ideário se constrói uma política?

Com que ideário a gente se coloca na rede?

Com que ideário se constrói uma governança?

Com que ideário se constrói o movimento?

Só juntos, dialogando nossos conflitos e contradições, nossas experiências e valores é que se pode inverter a Tenda, que se quer invertida, para muito além dos espaços e eventos nos quais a gente da educação popular se insere.

Perfil no Facebook: Elias José da Silva