SÍNTESE CRIATIVA EM CÍRCULO DE CULTURA II

SÍNTESE CRIATIVA EM CÍRCULO DE CULTURA – Gestão Participativa e Educação Popular em Saúde

Por Elias J. Silva, como sínte das falas dos participantes do Círculo de Cultura "Gestão Participativa e Educação Popular em Saúde", do Encontro Nordeste da Rede Unida e do I Encontro Metropolitano de Educação Popular e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, Escola de Saúde Pública, 01 a 04/08/11, Fortaleza-CE.

Que modelo de gestão e de governança a gente pratica em casa?

Como acontece a gestão em família e comunidade?

Como vivenciamos a educação popular nas relações familiares e comunitárias?

O princípio de comunidade tem relevo no cotidiano de nossos hábitos e ações?

De onde nasce uma gestão participativa? Ela surge do acaso?

De onde vêm os gestores? Sob qual modelo se constitui um gestor?

Como anda a gestão dos movimentos sociais?

Como anda a gestão do movimento sindical?

Que modelo de gestão domina as organizações não governamentais?

Na falácia cotidiana toda gestão é participativa e democrática, dos grotões ao litoral...

Em que águas navegam a participação popular e o controle social?

É participação popular, a prática dos cabos eleitorais?

Quantos educadores populares, a cada dois anos, se travestem de cabos eleitorais e se omitem do papel de educador político?

Tudo está ligado neste universo da participação:

Gestão participativa ou não é o resultado do tipo de cultura e participação política concreta que acontece na família, na comunidade e nos movimentos político-sociais.

Sem o gerar participativo, a gestão participativa torna-se o gerir do faz de conta!

Perfil no Facebook: Elias José da Silva