" CRITÉRIOS CULTURAIS I "
DEFINIÇÃO -
Por "Critérios Culturais" entende-se um conjunto de referenciais teóricos considerados pela coletividade para atendimento de suas expectativas, por assim dizer no campos do conhecimento, laser, cultura, estilo de vida e ideologia.
Os critérios culturais classificam-se em:
1 Simbólicos; 1.1 Estéticos;
1.2 Antropológicos;
2 Como fator de Cidadania;
Respeito à Diversidade;
3 Como fator de Economia e Desenvolvimento
(Geradores de ocupação e renda)
Os Fatores Culturais servem de paradigmas de avaliação dos projetos culturais que pretendam obter do Poder Público autorização da LEI DE INSENTIVOS :sustentação econômica para serem concretizados com VERBAS PÚBLICAS ou PRIVADAS e ao mesmo tempo, servem de sugestão aos investidores ao DIRECIONAMENTO de seus RECURSOS DISPONÍVEIS, numa visão democrática, sem preconceitos e voltados para o reconhecimento da diversidade.
2 Divisão dos Critérios Culturais:
Os Critérios Culturais dividem-se em:
2. 1 Critérios Culturais Gerais
2. 2 Critérios Culturais Específicos
2.1 Critérios Culturais Gerais: entende-se um conjunto de paradigmas que são ferramentas referenciais de identificação simbólica de uma COMUNIDADE, suas aspirações e objetivos.
Para que tal processo se mantenha, faz-se necessário uma ATUALIZAÇÃO CONTÍNUA de sua identificação através de "FÓRUNS" periódicos, nos quais serão continuamente atualizadas as expectativas e correspondência aos anseios da COMUNIDADE.
2.2 Critérios Culturais Específicos: entende-se pelas reivindicações legítimas de CADA UM DOS SEGMENTOS CULTURAIS, considerando suas peculiaridades, necessidades, organização interna, objetivos por eles mesmos propostos, condizentes com a DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA SECRETARIA CDE CULTURA (se houver).
Os Critérios Culturais Específicos que tenham atendido aos critérios formais de inscrição e que tenham satisfeito aos quesitos referenciais universais de RECOMENDAÇÕESW DA UNESCO, bem como condizentes com o dimensionamento do ORÇAMENTO DA SECRETARIA DE CULTURA, fazem-se credores, dentro da escala de prioridades , das VERBAS disponíveis da SECRETARIA DE CULTURA. (Continua)