4a. Parte- "FENÔMENOS CULTURAIS DA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX"- Futurismo no Brasil.- Movimento Dada
FUTURISMO-
Trazido da Europa por Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral (pintora), as idéias de Felippo Marinetti foram apresentadas aos intelectuais que adotaram muitos de seus conceitos, redundando na "Semana de Arte Moderna" de 1922.Em Portugal repercutiu na obra de Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiro, Santa-Rita Pintor.
O RETROFUTURISMO-
Representada pela "ARTE RETRÔ" produzida antes de 1960, que consiste no "FUTURO VISTO A PARTIR DO PASSADO", que tem relação com a arte "POP" e o "CULT".
O MOVIMENTO DADA-
É um movimento de vanguarda (Avant-garde) artística moderna
iniciado em Zurique, na Suiça, em 1915 ou 1916. "Dada" no inglês significa brinquedo e se apresenta como um movimento cultural libertário, de ruptura com as formas do passado.(Lembramos que se
deve entender FORMA E CONTEÚDO NUMA OBRA DE ARTE e este é um conceito aristotélico). Os objetos do cotidiano assumem conteúdo artístico. Observa-se uma irreverência artística e combate às formas institucionalizadas de arte, faz-se crítica ao capitalismo e ao consumismo, dando-se ênfase aos conteúdos alógicos e absurdos, pessimistas e irônicos, em reação ao espírito da "belle époque"
Seus principais integrantes foram:
Tristan Tzara,
Marcel Duchamp,
Hans Arp,
J. Evola,
Max Ernst,
Man Ray,
Reoul Haswamann
Gullaume Appolinaire,
Hugo Ball,
Arthur Cravan,
Jean Crotti,
George Grosz,
Richard Halembeck,
Marcel Janco,
Clement Pausaers,
Hans Richter,
Sophie Tauber
André Breton .... ( 1896-1966)
O movimento dada pelo seu conteúdo auto-destrutivo, e contes_
tador acabou por se auto aniquilar, constituindo-se no antropofagismo original, que foi utilizado por Oswald de Andrade no manifesto
" VERDEAMARELO".Mas deixou profundas marcas nas artes em geral:
na música redundando no "construtivismo" e no "praxis de Mário Chamie, na música, na literatura.