"O ABAPURU "

Dia 1 de setebro Mogi das Cruzes comemora seus 451 anos de existência. A polémica persiste: o fundador seria Braz Cubas ou Gaspar Vaz. Existem controvérsias. Para comemorar, dizem que na data do aniversário será INAUGURADA UMA ESCULTURA DO EXCELENTE ARTISTA MOGIANO CHAER. Fala-se que será mostrada ao público "O ABAPURU", uma obra que o público ficará abismado. Já bisbilhotei o canteiro de obras e ele lembra o "MONSTRO DO LAGO NESS", até que o achei bonitinho, é o "Abapuru" que tem a mesma denominação de um quadro da Tarsila do Amaral, dedicado pela artista Oswald de Andrade,um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922 e do Movimento Leterário Antropofágico. Informam que a famosa obra encontra-se em Buenos Aires. Então teremos a nova versão: "O ABAPURU" do CHAER, com a mesma conotação? Talvez, só o artista possa justificar. Eu contei cerca de quatro patas, duas dianteiras (ou trazeiras?) e duas posteriores (ou dianteiras ?). Tem um rabo como uma alegoria de interrogação na frente (ou atrás?). É de fato bastante polêmico esse Abapuru. Está sendo construído na praça atrás do Habib's e deverá projetar a cidade pelo exótico e pela estética criativa "dada" desse gênio mogiano que, certamente, com tantas pernas, irá inspirar-nos nas caminhadas que fazemos diariamente no perímetro do largo. Estou muito curioso para saber como a população irá reagir em relação à obra, frente ao inusitado . Desde já meus aplausos! Mogi das Cruzes reinaugura uma fase de Arte Moderna, sendo a primeira obra a "UNIDOS VENCEREMOS" do excelente artista LÚCIO BITENCOURT localizada em frente ao Shopping de Mogi, um conjunto estrutural que expressa a solidariedade criativa. Com mais uma obra vamos adquirindo hábitos culturais civilizados, isto é, dotando a cidade de monumentos que a embelezam e estejam à altura de nosso tempo. Quanto ao bonecão Fernão Dias da entrada da cidade, mas esta é outra história.

Estive no canteiro de obras com o Schaer e cumprimentei-o pelo inusitado da obra, ressaltando o humor intrínsico do trabalho. Lembrei-o que o ABAPURU era o símbolo do ANTROPOFAGISMO VERDEAMARELO

DO OSAWALD DE ANDRADE. Ele foi reticente e deu a entender que não tinha tal intenção. Quando uma obra artística é terminada, já não pertence mais ao seu autor, pertence ao público, e assim será: o Abapurú do Chaer é uma versão DADA da arte autoctone do Brasil, embora muita gente perguntará "O QUE QUE É ISSO" (Palavras do Chaer) Eu garanto que não tem nada a ver com um "Áscaris Lunbricoides".

permiano colodi
Enviado por permiano colodi em 19/08/2011
Reeditado em 28/08/2011
Código do texto: T3169613