" A ARTE DA POESIA"

A poesia é uma experiência espiritual, plástica, técnica e emocional. O ato de dizer não se constitui num pós-pensamento, mas no pensamento em si, ist é, o poeta está envolvido de múltiplas formas, elaborando, sentindo, transcendendo. Existe a palavra falada, a linguagem do cotidiano, audível, coloquial e a palavra falante de criatividade, elaborada artisticamente e atinge os limites possíveis da espiritualidade humana. Mas o homem não pertence exclusivamente ao

mundo do homem , pode, adentrando no mundo das idéias também pertencer ao mundo metafísico em que a poesia é um dos destinos da palavra falante. A poesia permite um compartilhamento de emoções em que o duplo autor-leitor se renovam a cada experiência em que ambos se renovam. O rio de Heráclito se renova em águas e chegadas às margens do tempo e da emoção.Finalmente, poesia é o limite possível da experiência estéticada palavra.

GORGONÍADA II

"Se houvesse uma esperança,

me sentaria na antecâmara

do sonho e me queimaria

como vela, quando chegasse a noite.

Como nunca estou em paz, olho pela

pela placenta das vidraças, cavo sepulturas

das memórias estancadas nas goelas

das chaminés."

Dizia Baudelaire que "a poesia tem que usufruir do hermético para valer a pena, se não o tem, é propaganda". Manoel de Barros aconselha o delírio das palavras.

permiano colodi
Enviado por permiano colodi em 01/04/2011
Código do texto: T2883255