"O MINIMALISMO"

É um movimento artístico do século XX, da década de 60, embora sua orígem remonte ao início do século. é genuinamente pertencente às ARTES VISUAIS da música e do design. Na realidade pode ser identificado nas várias modalidades de arte: no teatro, na poesia, na literatura em geral, na escultura, etc..

Exemplos: Samuel Beckett no teatro, Robert Bresson no cinema, Raymond Carver nos contos (literatura), Colin Chapman nos projetos automobilísticos, relacionando-se ainda a Sol Le Wit, Frank Stellka, Donald Judd ) escultura), Robert Smithson, David Smith(escultura).

Os escultores focaram nos materiais e representações geométricas.

As concepções do minimalismo chegam ao "construtivismo russo", à vanguarda russa e ao modernismo. Estabelece-se pela decomposição e recomposição da forma nas artes visuais, tendo como expoente Consantin Brancusi. Entra no PÓS-MODERNISMO através da constatação que se faz nas representações não diretas dos objetos.

Pode ser identificado nos arquitetos: Paulo Mendes Rocha, Luiz Barragas e Tadao Anda. Na música o Minimalismo pode ser identificado na repetição de sons eletrônicos pela monotonia repetitivaq e pela estaticidade hupnótica, podemos citar Philip Gass, Steve Reich, Arvo Pert, John Coolidge Adams.

Na Literatura caracteriza-se pela economia de palavras: Ex. : "HILLS WAIT ELEPHANT" de Ernest Hemingway .

Na arquitetura: O edifício da Ópera de Sidney,

No Brasil a "Capela" de Décio Tozzi,

O minimalismo deságua na Pós- Modernidade, denominada "Modernidade líquida" por Zigmund Bauman e na "HIPERMODERNIDADE" de Gilles Lipovettsky.

Exemplo de Minimalismo na Poesia de Fernando de Souza :

(afsouzamanini@yahoo.com.br)

" Oduduá e Obatalá

Viviam dentro do piano de cuia.

A cabaça se rompeu.

Céu e terra apoareceram.

Depois vieram frutos, animais.

O mundo estremeceu

E virou universo." (Folclore africano)

permiano colodi
Enviado por permiano colodi em 31/03/2011
Código do texto: T2881645