FILOSOFIAS DE BAR: QUE SOMOS AFINAL?

Que somos afinal?

Somos somente carne? Somos alma apenas? Ou somos ambos? Somos uma ilusão? Somos apenas um cérebro e sua percepção limitada? Somos protagonistas de um sonho qualquer, personagens de um livro inacabado?

Qual é a nossa real e ingável identidade, afinal?

Pois imagine que seja possível apagar completa e definitivamente toda a nossa memória. Lembranças, sons, movimentos e sentimentos. Um ser, depois desta "operação" estaria com a mente como quando nasceu, vazia, pura e límpida. Teria de aprender tudo novamente: a andar, a falar, a engendrar uma personalidade. Mas seria, este novo ser, o mesmo de antes? A carne ainda estaria lá, a alma, talvez, também. Mas e aquele antigo ser, onde estaria?

E se você ainda se sente confortável com toda esta situação hipotética, ou imaginando que isto não faria a menor diferença, pense desta forma: se alguém lhe quisesse apagar a memória, responderia o que e por que? Pessoalmente, eu não pensaria duas vezes em dizer não.

Isso seria, genuinamente, o fim da identidade, ou melhor dizendo, a morte do ser.

A carne, a alma e a ilusão estão presentes em todos os seres, e mesmo em algumas situações, mesmo que hipotética (mas não impossível) a mesma carne estará em dois seres diferentes, no antigo e no novo.

Mas existe algo que é único, intrasponível e definitivo. Se somos algo, devo confessar que hoje tenho uma visão muito mais séria e respeitosa da frase que diz: nós somos nossas lembranças.

E isso não pode ser esquecido.

Josadarck
Enviado por Josadarck em 22/02/2011
Reeditado em 15/05/2011
Código do texto: T2808636
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.