RAZÃO DE SER DA AMIZADE
Sobre a amizade muitos pensadores e escritores, místicos e profetas escreveram e falaram. Kahlil Gibran assim se referiu: “E não deixe que haja objetivo na amizade exceto o aprofundamento do espírito. Pois o amor que procura coisa qualquer que não seja a revelação do seu próprio mistério não é amor.’ Dessa forma, este grande escritor místico quis revelar a essência da amizade, o valor marcante deste sentimento tão negligenciado em nossos dias, tão falseado e tão deplorado em vista da superficialidade das relações e interesses mesquinhos que o sistema impõe à vida das pessoas.
Falar sobre o valor da amizade é falar de amor. É falar de sentimento, de benquerença e de um elo vital que vincula os seres humanos. A amizade permeia todas as relações. Por isso, é importante afirmar que onde está o verdadeiro amor aí está a amizade. Inexiste amor verdadeiro se não existe amizade. Quanto vazio e quanta solidão a invadir a alma do homem e da mulher nestes tempos de aparência, por falta de amor! Quanto fingimento e falsidade a rondar as relações no mundo político, no mundo do trabalho, no mundo das organizações, no ambiente comunitário e até no ambiente religioso! Quanta carência, quanta ausência do valor e da vivência do SER AMIGO, SER AMIGA. SER AMADO, SER AMADA! É preciso que haja muito desprendimento, muita espiritualidade e muita capacidade de resistir as decepções para não se deixar levar pelo FAZ DE CONTA que parece que é amizade, que parece que é amor, mas não é. Você amigo e amiga, em algum momento da vida, seguramente, se viu decepcionado, decepcionada com pessoas e situações em que o desamor e a inimizade prevaleceram. Foi aquela pessoa ou aquele projeto ao qual você dedicou tempo e as suas energias mais positivas e, de repente, você se deparou com a falsidade, com a mesquinhez e o desamor. Nestas horas é preciso está com o espírito elevado. É preciso considerar que a força do valor da amizade, que a força do amor são vitais para não se deixar levar pelo ódio. É preciso considerar que o AMOR é a energia que criou o mundo e o mantém em equilíbrio, é a dignidade de respeitar o outro e fazer o bem até a um inimigo. Jesus Cristo, o amigo incomparável nos lançou esse desafio, ao mesmo tempo que provou com a sua vida que não há maior amor do que dar a vida pelos seus amigos - que somos todos nós -, também asseverou: “amem aos seus inimigos”. Partindo-se do raciocínio de que não é fácil devotarmos amor a um inimigo, bom mesmo é não tê-lo. Mas o que fazer quando a inimizade é gratuita, quando você dedica tempo e sentimento promovendo alguém e é surpreendido pela fraqueza de caráter e de sinceridade? Jesus mesmo deu muitas respostas contundentes aos falsos profetas, aos falsos amigos e aos egoístas de plantão. Ao nos referirmos à força do amor, temos de considerar, também, a força do desamor, a fim de que dele nos protejamos. É preciso distinguir o amigo verdadeiro e nos acautelarmos contra o falso amigo, aquele que nos sorri, que nos procura e no entanto não age com sinceridade, desfruta nossa companhia mas não contribui para o nosso bem. Amar o inimigo ou o falso amigo não significa quere-lo por perto, significa, antes de mais nada, SER HUMILDE e não mudar de atitude frente aos desafios que temos como cristãos e seres humanos. Qual desafio? Sermos aprendizes permanentes do valor da verdadeira amizade, do valor do verdadeiro amor. Seguirmos amados e amando, superando ressentimentos e valorizando os verdadeiros amigos e amigas. Pois SER AMIGO é uma atitude; SER AMIGO é dar de si, promover o outro; SER AMIGO é participar, ceder, colaborar; O VERDADEIRO AMIGO, considera a personalidade do outro, seu interior; O VERDADEIRO AMIGO chega a serenidade e a paz; O VERDADEIRO AMIGO produz, constrói, promove, mesmo quando promover possa significar ocupação de espaço e oportunidades para um falso amigo. SER AMIGO é também arriscar. Acreditar! E o que é mais fundamental: a verdadeira amizade, assim como o verdadeiro amor, LIBERTA!