Capítulo 14
Apurando os Sentidos.
São os nossos órgãos dos sentidos que nos colocam em contato com a realidade, com o mundo físico onde vivemos.
Quanto mais apurarmos os nossos sentidos, mais condições nós teremos de estar alertas, vivendo plenamente o momento presente.
Desenvolveremos melhor nossos sentidos, se prestarmos atenção a eles, como na seguinte atividade:
Música suave. Em círculo, de pé, balançar o corpo suavemente. Braços soltos, as mãos livres para fazer gestos suaves ou se tocar.
Ao mesmo tempo:
• prestar atenção a todos os ruídos, todos os sons, tanto perto como longe;
• prestar atenção aos cheiros: cheiro do próprio ar,do próprio corpo, cheiro sutil das pessoas, de algum perfume, do ambiente;
• prestar atenção ao gosto que sentimos nesse momento em nossa boca;
• prestar atenção ao tato de nossa pele em todo o corpo, ao tocar as roupas, os sapatos, enfeites do corpo, bijuterias,etc..
O tato é um dos sentidos mais importantes no que diz respeito à nossa localização no tempo e no espaço.
A percepção de nossa pele define nossos limites corporais e também nossos limites emocionais; a percepção do tato dos nossos pés em contato com o solo nos dá firmeza e estabilidade física e emocional.
Chame a atenção das crianças para detalhes como sentir a língua em contato com a boca, os lábios, as pálpebras abrindo e fechando, os dedos das mãos e dos pés em contato uns com os outros, a sola dos pés.
Por último,
• abrir os olhos e prestar atenção ao ambiente, toda a sala, cada pessoa, as roupas, as cores, tudo que os olhos podem ver, com detalhes.
Nesse momento, todos vão sorrir; peça para dizerem “Olá!” para os colegas, para a sala, para a escola, para o mundo e agradecerem por estarem vivendo tão boas experiências.
continua...
Para ler o próximo capítulo clique:
http://www.escoladeevolucao.com/visualizar.php?idt=1820301