Capítulo 10

Discutindo as regras.


Após o exercício de limpeza e energização, sentar-se formando um círculo.

O professor explica que ele é o organizador das atividades escolares e é quem dirige os trabalhos para atingir os objetivos de aprendizagem a que a escola se propõe; entretanto, quer que todos participem na elaboração das normas que irão reger os trabalhos durante as aulas, para que tudo possa caminhar harmonicamente.


Para iniciar a discussão, pede que cada um pense naquelas coisas que não gosta que lhe façam ou que aconteça com ele na escola, nas aulas, no recreio, na entrada, na saída.

O professor pode iniciar:
“Não gosto de ter que gritar para ser ouvido.”
“Não gosto de ser interrompido quando estou falando.”

Se cada aluno falar do que não gosta que lhe aconteça ou que lhe façam, irá se delineando o preceito de ouro de todas as épocas e que rege toda a evolução e ética humana:

“Só faça aos outros aquilo que gostaria que lhe fizessem.”

“Nunca faça aos outros aquilo que não gostaria que lhe fizessem.”

“Ame o próximo como a si mesmo.”

Escreva essas frases no quadro e discuta minuciosamente o significado delas, pedindo exemplos do dia a dia.

Quanto melhor as crianças entenderem o significado real destas frases e a lei de ação e reação, mais fácil será o trabalho em sala de aula.

A partir dessas discussões deve surgir o regulamento da turma, o que se pode ou não fazer, o estabelecimento dos limites, tudo discutido e concordado pela turma.

Pode-se adotar o procedimento de, quando uma criança estiver tendo atitudes anti-sociais, desagradáveis, agressivas, formar-se a roda, colocando o problema para que todos ajudem a resolver.
Os resultados costumam ser muito bons, pois ampliam a capacidade de participação e responsabilidade de toda a turma.
Sanções e castigos devem também ser dados com a participação do grupo.

Esta técnica funciona também com as crianças pequenas, pois elas têm inato o sentido do bem e da verdade na sua essência.
É lógico que com os menores as regras devem ser mais simples e resumidas.   

               continua...                   


Para ler o próximo capítulo clique:
http://www.escoladeevolucao.com/visualizar.php?idt=1816630
Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 18/09/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1816625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.