Capítulo 4

O Poder das Afirmações.


Tudo o que se manifesta em nossas vidas é produto dos pensamentos, crenças e atitudes que alimentamos, quer conscientemente ou não, nos planos mais sutis de nossa mente.

A mente funciona como um computador: grava os conteúdos de nossa experiência, arquivando tudo de forma perfeita.
Ela é um aparelho maravilhoso e, se soubermos entender e controlar seu funcionamento, estará ao nosso dispor sem cometer nenhum erro.

Todavia, ignoramos que há uma parte da mente, chamada subconsciente, que funciona de modo automático, sem analisar se aquele conteúdo é bom ou mau, se é benéfico ou não; o subconsciente simplesmente aceita tudo o que pensamos ou afirmamos ao pé da letra e passa a trabalhar para que esses pensamentos, crenças e afirmações se concretizem em nossas vidas.

Tudo aquilo em que acreditamos, pensamos ou falamos com ênfase fica gravado em nosso subconsciente e ele se põe a funcionar para que isso se concretize em nossas existências.

Ninguém em sã consciência deseja dificuldades, pobreza, tragédia, sofrimento.

Entretanto, todos costumam pensar ou falar coisas como estas:
• É difícil.
• Não consigo.
• Para mim nada dá certo.
• Não tem jeito...

E por aí afora, geralmente acompanhadas de suspiros e posturas corporais, como ombros caídos, olhos para baixo: a famosa postura da vítima.
E a vítima, pensando que está tendo algum ganho com isso, tentando angariar compaixão das pessoas, mal sabe que seu subconsciente põe-se a trabalhar diligentemente para tornar verdadeiras as suas queixas.

A vítima é a pessoa que, desconhecendo esses mecanismos da mente, pensa que tudo está traçado pelo destino e que o destino é cruel e, portanto a culpa de todo o seu sofrimento está sempre em algo fora dela: o marido, a esposa, o patrão, o governo...

Mas se a pessoa for informada, como você está sendo agora, de que não existe um destino implacável, mas sim que o subconsciente vai construindo o dia a dia de acordo com os pensamentos, crenças e afirmações, ela já terá uma ferramenta maravilhosa para iniciar uma mudança interior, a qual começará a dar frutos imediatamente.

Na infância, as afirmações feitas pelos pais, professores e outros adultos têm um valor muito grande, pois os adultos são o apoio e a autoridade: suas afirmações influenciam profundamente o nosso subconsciente, que se põe a trabalhar em função de concretizar tudo que é dito por eles.

Os pais e professores querem sempre o melhor para suas crianças, mas, por ignorância dos processos de gravação da mente humana, enfatizam sempre o negativo, o problema, o defeito, a falha, na tentativa de corrigir e melhorar a criança, e a mente subconsciente passa a manifestar cada vez mais essas afirmações.

Outro fator ignorado é que a mente subconsciente tende a desprezar palavras específicas e grava só o conteúdo geral da mensagem literalmente.

Se as frases usuais são, por exemplo,
• Não fique aí sonhando.
• Não se esqueça de fazer a lição.
• Não vá aprontar artes.
a mente subconsciente tende a ignorar as palavras “Não” e gravar os conteúdos contrários aos que queremos.

Portanto, é importante usarmos “afirmações”, como a própria palavra diz, e não negações.
Diga aquilo que você quer e deseja que aconteça, como se já estivesse acontecendo, em tempo presente.
Fique atento às suas palavras e afirmações, pois as palavras de um professor têm forte influência sobre a criança e podem mudar o rumo de uma vida.

As palavras têm um poder e uma energia que ainda não conhecemos totalmente, mas é indiscutível a força que exercem sobre a mente ainda plasmável de uma criança.


.                   continua....


Para ler o próximo capítulo, clique:
http://www.escoladeevolucao.com/visualizar.php?idt=1812309





Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 14/09/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1810267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.