Capítulo 2

O Seu Trabalho Começa Com Você Mesmo.


Em qualquer setor da vida, você só pode ter sucesso se estiver bem consigo mesmo.
Uma pessoa que inicia um trabalho com críticas, negatividades e desânimo, só pode caminhar para o fracasso.

Infelizmente, o meio em que convivem os professores está repleto de queixas e de críticas (que existem por muitos e válidos motivos!), as quais se constituem numa bola de neve, que só tende a aumentar, principalmente se a alimentarmos.
Com isso, acaba ficando totalmente esquecida a realização pessoal e o prazer de produzir e trabalhar.

Primeiramente precisamos compreender que nós somos o centro de nosso próprio universo.
Esse universo é criado à nossa volta por nossos próprios pensamentos, vibrações, desejos, emoções e, principalmente, pelas nossas palavras.
Sim, não se espante: nossas palavras têm um poder ao qual não costumamos dar suficiente atenção; e esse poder torna-se ainda maior quando dirigimos palavras às crianças.

Por isso precisamos limpar e renovar diariamente nossa mente, nossos pensamentos e emoções, para que nosso universo pessoal possa começar a brilhar e se expandir com amor.

Não importa qual o colégio onde você vai lecionar, não importa o tipo de pessoas com as quais você irá conviver, você pode, independente de todas as circunstâncias exteriores, melhorar seu universo pessoal e o de seus alunos, sentindo-se muito melhor no seu trabalho.

Isso não quer dizer que você vai se fechar numa torre de marfim ou vendar os olhos para não ver os problemas; apenas você vai deixar de alimentá-los para que não cresçam ainda mais.

Para conseguir essa melhora, é importante reservar, todas as manhãs, alguns minutos para fazer um exercício simples, uma higiene da mente, da mesma forma que você reserva um tempo para tomar banho e escovar os dentes, cuidando do seu corpo físico.

Ao acordar, espreguice-se lentamente, esticando todo o corpo, bocejando bastante: não se levante pulando como uma mola!
Este exercício pode ser feito no quarto, próximo a uma janela aberta ou, preferencialmente, ao ar livre. Se puder colocar música de sua preferência, é muito bom.

De pé, vá movimentando-se devagar, esticando cada parte do corpo, procurando perceber onde há dores ou tensões.

Uma boa seqüência de exercícios energéticos é a seguinte (sempre inspirando profundamente pelo nariz e soltando pela boca):
• Gire os olhos lentamente em sentido horário, formando círculos bem amplos, várias vezes. Depois em sentido anti-horário.
• Levante os ombros para soltar a musculatura e gire a cabeça, lentamente, várias vezes, nos dois sentidos.
• Gire os braços, também várias vezes, nos dois sentidos.
• Balance o corpo, girando os ombros para a direita e para a esquerda, várias vezes.
• Gire os quadris, nos dois sentidos, várias vezes.
• Estique os braços para cima e desça até os pés, várias vezes, inspirando e soltando o ar.
• Abaixe-se, sentando sobre os calcanhares, algumas vezes.
• Em pé, gire os calcanhares, um de cada vez, várias vezes, para os dois lados.
• Respire profunda e rapidamente várias vezes, ao mesmo tempo em que dá alguns pulos, deixando o corpo se expressar, fazendo gestos e sons que tiver vontade.

Este exercício, se feito acompanhado de largas inspirações e expirações, remove as energias velhas estagnadas pelo corpo.

Agora, deitado ou sentado, inspire lentamente pelo nariz, mentalizando uma luz dourada entrando e alimentando todo o seu ser e expire soprando lentamente pelos lábios entreabertos, imaginando que todos os problemas, medos, cansaços, depressões, angústias e eventuais doenças estão sendo expelidos de sua mente e de seu corpo.

Faça isso várias vezes, inspirando luz e expirando a escuridão. Este exercício é uma verdadeira faxina da mente e ele pode ser repetido, quantas vezes sentir que é necessário, durante o dia, (disfarçadamente, se diante de outras pessoas), quando perceber que a negatividade tenta dominar seu ambiente.

Depois de ter expulsado os pensamentos negativos, coloque em seu lugar afirmações positivas, como:
“Eu sou um ser iluminado.”
“Estou protegido pelo Universo.”
“Tudo se resolve infalivelmente.”
“Em minha vida tudo flui com facilidade.”

Mentalize rapidamente como será o seu dia, determinando que tudo fluirá com paz e harmonia.
Visualize seu lar e seus parentes amparados e protegidos, envolvidos em Luz. Visualize sua escola, sua sala, e cada pessoa, colegas, funcionários e seus alunos envolvidos em Luz.

Se não conseguir visualizar, não tem importância: pense nas situações acima descritas, sem se preocupar em ver as cenas.
Este exercício é rápido e deve ser feito sem esforço. Com o hábito, ficará cada vez mais fácil e agradável.

Ao terminar, respire novamente como foi ensinado e não se preocupe mais, indo cuidar de seus afazeres normais.

A partir de então, evite comentários negativos, críticas, queixas, desânimos, conversas sobre doenças, tragédias, pois estará “sujando” a sua mente, depois de tanto ter trabalhado para limpá-la.
Basta mudar o assunto, desviando-o sutilmente para algo mais agradável.
Dar risadas e contar anedotas leves é ótimo exercício energético.
Brincar e rir são coisas que deveríamos reaprender com nossas crianças.

Com esta disposição de espírito e com a decisão de não se deixar vencer pelas dificuldades e desafios do dia a dia, você estará apto a iniciar seu dia de trabalho em sala de aula.
continua...  

Para ler o próximo capítulo, clique:
http://www.escoladeevolucao.com/visualizar.php?idt=1809022

Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 13/09/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1807217
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.