CRISTOVAM DESCOBRE ATALHO PARA O ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE

É raro, mas às vezes me encanto com certos atos políticos. Era bem mais frequente meu encantamento com atos e projetos desse grupo, quando Leonel Brizola e Darcy Ribeiro estavam entre nós. Com a morte desses ícones, restaram poucos espécimes não completos como eles, mas com seus toques de lucidez e bom senso.

Achei genial o projeto de lei do senador Cristovam Buarque, propondo que todo político eleito seja obrigado a pôr seus filhos em escolas públicas de ensinos básico, fundamental e médio. Uma vez que nenhum político atua de fato em favor de um ensino público de qualidade, esse quadro mudaria se os seus filhos estudassem nessas escolas. Certamente, a intenção não seria a de oferecer um ensino gratuito de qualidade para todos, mas isso acabaria beneficiando a todos e estabelecendo uma igualdade. Uma democracia forçada pelas circunstâncias. É claro que para tanto, seria necessário que a lei fosse cumprida. Ou que se criasse uma lei obrigando o cumprimento dessa lei. Irônico, mas isto aqui é Brasil.

Resta esperar que os colegas do senador não boicotem seu projeto e que o nosso presidente ache por bem sancioná-lo. É um sonho, mas alguns sonhos acabam se realizando quando menos se espera. Seja como for, o projeto é uma semente que pode germinar agora ou dentro de alguns, quiçá muitos anos. Espero viver para ver.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 20/07/2009
Código do texto: T1709306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.