Depressão
Depressão
Já vi muitas explicações científicas, espirituais e vivenciais para tentar explicar o que seria depressão... Como se diz em muitas das definições: Depressão é o mal (doença)da Alma.
Vejamos, pois: Se é um mal físico e da alma, quer dizer então que é psíquico e orgânico, o que mais uma vez prova a nossa forma como seres inter-existenciais. Segundo os estudiosos, o fator desencadeante da depressão, seja ela bipolar ou não, tem sua mola propulsora em algum trauma vivenciado, seja ele de ordem emocional ou orgânica. Somos sabedores de que, para se ter o corpo e a mente sã, o comando é mental e os males que nos acometem a alma acabam todos se originando, primeiro, em nossa mente, depois se refletem no todo. Portanto, a maneira como vivemos e cuidamos de nós mesmos é que nos imunizará ou não desse tão temido mal do século. As pequenas coisas de nosso cotidiano, que muitas das vezes nos levam ao adoecimento, podem desencadear-se futuramente em uma depressão. Os excessos alimentares, as energias desperdiçadas em momentos de nervos à flor da pele, as noites mal dormidas, o sentimento de culpa por alguma falta que detectamos em nós, pois todos somos falíveis; a insatisfação pessoal... Enfim, todos os desregramentos que podem fazer parte de nosso cotidiano, se não forem bem administrados por nós, poder-se-ão tornar-se um fator desencadeante à depressão e a nossa saúde como um todo. Como então reagir a essa sutil ameaça?
• Primeiramente, cuidando bem de nós mesmos, para que o equilíbrio psíquico-emocional se estabeleça;
• Como não somos super-heróis de nenhuma revistinha de ficção, ao sentir que essa ameaça nos ronda, buscar a ajuda de um profissional e agir, usando a mente como colaboradora aos auxílios que a medicina utilizará;
• Para utilizar a nossa mente em favor do tratamento, necessário se faz que a reação se dê em contraponto aos sintomas. Ou seja: O desânimo, a falta de coragem, a apatia e o sono estão ligados ao nosso desinteresse, à desistência em buscar uma forma de prazer.
Somos movidos pelo PRAZER, seja ele qual for o nosso eleito. Há prazer em se comer bem, ouvir uma boa musica, dançar, ler, praticar esporte, caminhar, viajar, fazer sexo, fazer esportes radicais; criar para si, eleger para si o que for possível no momento, que libere em nosso cérebro as endorfinas e serotoninas, necessárias a ativar em nós a vontade de viver. Resgatar a alegria e o sorriso, pois a vida é bela e espera de nós que reconheçamos isso.
Enfim, somos o comandante desta nau, chamada corpo, e o piloto é a mente. As tempestades, dependendo da rota que seguirmos, sempre existirão, e será sempre de nossa responsabilidade reconduzir a embarcação a um porto seguro, chamado vida.
Bonne santé a vous!
Sheila