ABAIXO O DIA DOS PAIS

Nos últimos meses, têm sido fartas as notícias de pais que cometem atrocidades contra os filhos. Um atira pela janela do prédio; outro violenta; um outro espanca e expulsa de casa; houve um que aprisionou uma filha durante anos, estuprando-a e tendo filhos com ela. Na cidade onde que moro, um pai recebia do governo Quatro Mil Reais mensais para o tratamento de uma donça degenerativa do filho (o que foi conquistado graças a um processo), mas não pagava o tratamento. Comprou carro do ano, equipou-o, torrava dinheiro em festas, e o filho continua precisando do tratamento.

Estamos próximos do dia instituído por lei para homenagear os pais. Dia triste pra mim, como pai e educador que tem assistido a tantas atrocidades. Um dia deteriorado em sua essência, pois a figura paterna, de alguma forma tornou-se um ícone de crueldade, frieza, egoísmo e desconfiança.

Este ano, o dia dos pais não deveria ser festivo. Nada de compras, presentes, comemorações e homenagens. Deveria ser sim, senhor, um dia dedicado à revisão do conceito de paternidade. À reflexão sobre o que significa ser pai, quais são as nossas responsabilidades, além do amor que devemos aos nossos filhos. Se os pais monstros não merecem esse dia, pelos comportamentos trágicos, os que não cometem atrocidades também não merecem, por algumas razões. Todos estamos contribuindo com atitudes de indiferença, passividade e recolhimento, para este quadro social que se afigura, extiguindo a essência do ser pai.

E dentro de nossas casas, a cada dia damos menos atenção aos nossos filhos, porque nos dizemos ocupados demais para o afeto, a presença, o diálogo, a admoestação e o amor. Amor com pernas, braços, olhos, voz, alma, coração e solicitude.

Quando merecermos novamente o amor, a admiração e a confiança de nossos filhos a cada dia de todos os anos, aí sim. O dia dos pais há de fazer sentido outra vez.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 22/07/2008
Código do texto: T1092705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.