MEDICINA LEGAL E CRIMINALÍSTICA
Sinopse
A Medicina legal é um ramo da Medicina que deveria integrar como disciplina obrigatoriamente em todos os cursos de graduação em Direito. Infelizmente, algumas faculdades e até universidades ainda não se deram conta da importância do tema.
Para o jurista, os conhecimentos específicos da Medicina Legal lhe proporcionam uma ampliação e enriquecimento, sob o ponto de vista científico, permitindo o entendimento de questões complexas do próprio mundo jurídico, por meio do auxilio das ciências incorporadas à Medicina Legal.
Como preleciona Hélio Gomes: “Só os conhecimentos médicos não dariam finalidade jurídica à medicina. Só com o Direito não se constituiria a medicina Legal”. E afirma: “É justamente a junção dos conhecimentos de ambas as ciências, no propósito comum de auxiliar a Justiça a resolver as lides, que se encontra, nessa convergência, um conhecimento mesclado do Direito e das ciências biológicas, chamado Medicina Legal”.
O papel da Medicina não se restringe a auxiliar a Justiça na solução de fatos concretos, mas também contribuir, com seus conhecimentos específicos e adaptados ao Direito, para a produção de normas jurídicas mais claras e eficazes dando-lhes maior perfeição no alcance social.
- Autor:
- Professor José Ribeiro de Oliveira
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 338 KB
- Enviado por:
- Professor José Ribeiro de Oliveira
- Enviado em:
- 16/02/2011
- Reeditado em:
- 17/04/2012
- Classificação:
- seguro