Ultrapassadas uma cOva - Saudosismos

Trabalhando em família, faça seu dever de lar: lave os pratos e louças, limpe a casa e banheiro, lave a roupa e arrume os quartos. Assim que terminar, traga tudo: a picareta, a enxada, a vassoura, o rodo, a foice, etc

- uai, sem a pá, Tia?

- Sem; mas com fé, cara e coragem. Traga também a ferramenta de tirar terra do buraco; ela, juntamente com a enxada e a picareta, são as principais no quesito trabalho pela sobrevivência. Seja rápido em fazer bem feito, pois a fome e o avião na decolagem não esperam.

- e removedor, levo?

- Sim, mas leia no rótulo do litro para que serve. Para nós só serve removedor de preguiça. Seja obediente...

- se não há outra saída de emergência mais leve, é por essa que irei.

- exatamente: esse é seu dever como criança de família e posteriormente, cidadão atuante na sociedade.

- ah, tá; sei não! Esse lance de enxada, foice, picareta, vassoura, lavar, passar, cozinhar e limpar sem a pá, Tia, não me agrada.

- no final, ela é tão ou mais útil, que as demais ferramentas. Vamos logo, com seu falatório, já procrastinou muito.

Re(i)velando:

O Rei nasceu Rei; e fim de papo. Todavia, o Bobo, o Bufão e o escravo não nasceram alegradores de Reis; são o que são por que assentaram suas ideias e seus ideais na acomodação, na mesmice e ali permanecem. E em muitos casos, por que acovardaram-se em não querer ser nem um milímetro a menos, do que são. Em nome da razão, trocam dignidade, por um prato de comida e alguns copos de água.

Infelizes e desencontrados, Bobos, Escravos e Bufões choram, derramam lágrimas para animar a festa. E os Reis, ingratos como ninguém, não agradecem, mas caem nas gargalhadas.

Pássaro que acompanha morcego,

Acaba dormindo com as patas grudadas no teto da caverna,

De cabeça para baixo.

Por quanto tempo?

Vai se saber,

Certo é que uma hora ou outra,

Toda fortaleza rui;

Por outro lado,

A fraqueza nasce com sangue ralo,

Anêmica,

Sem vida.

Engana-se quem pensa que dor é sintoma denunciador de morte.

Dor não mata;

Trabalho?

Taí, algo que jamais matará;

É mais fácil a preguiça assustar o vagabundo,

Que o trabalho.

"Deus é fiel"

Na mosca. Infiel e ingrato é a sua imagem e semelhança.

Dizem que no Brasil é impossível sobreviver de filosofia; afirmação que Eu concordo, pois nunca soube ou conheci um, apenas um agricultor, doméstico ou gari formado em filosofia.

Enquanto o doutor filósofo pensa, reflete, bota a mão no queixo, reflete, pensa, os essenciais trabalham, operam, botam as mãos na enxada e na merda, operam, trabalham.

É fato que muitos operários dessas classes de trabalho, também conhecidos como essenciais, são filósofos sem curso superior; sobretudo, falam e instruem aquilo que vivenciam no dia a dia.

Hétero:

Pe(r)ni(s)longo,

Aiii, não!

Pênis?

Curto .

Dê laiquis.

Aquele que faz o bem,

É fraterno,

Humano altruísta,

E deve-se agradecer pelo ato;

Porém, quem cumpre com seu dever,

Não faz mais que sua obrigação,

E antes de exigir os supostos direitos,

Dever(ia) ser lei primeira em uma sociedade.

Sem os modorrentos conceitos sociofilosóficos, que explicam, explicam, explicam sem nada resolver, taí a simplificação de como se prenuncia o conceito de cidadão, cidadania, democracia.

Portanto, em primeiro lugar os deveres; cumprido os deveres, os supostos direitos. Estado nenhum, teoria humana nenhuma, familia nenhuma, ensina, ordena, disciplina, lega isso para a cria, que ao completar maioridade, bate no peito e diz ser cidadão; e por lei, responsável pelos seus atos.

As pilhas de processos nas prateleiras dos fóruns de Norte a Sul; Leste a Oeste, comprovam a licitude e benevolência de atos da massa bruta, cuja chancela é nacionalidade brasileira.

Se algum político, professor, pastor religioso ou pai (mãe ) ousar ler esse discurso e aplica-lo, não obterá a credibilidade e nem o voto de alguém de sua família.

Eles morrerão para as urnas, classes de aula, igrejas, e cozinhas. Como nem tudo é perda, por sorte, alguém sem apatia em contrapartida, voluntarioso, abrirá sua cova com a picareta e retirará a terra com a pá.

E nem preciso escrever quem ocupará a vala fria infecunda...; não digo pelo leitor, mas em mais de um século de existência, não vi nada mais difícil que educar, formar, motivar e estimular gente, a ser gente; daí, a boiada segue pastando o capim que o Rei patrão lhe serve.

Diagnóstico:

A baixa Milene,

Está com amilase alta.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 22/12/2023
Reeditado em 25/12/2023
Código do texto: T7959383
Classificação de conteúdo: seguro