Feliz aquele que evolui Espiritualmente

Quem se considera evoluído espiritualmente? Como espiritualidade é ainda, "mistério" subjetivo, a resposta fica por conta dos atos realizados. Mas manter o foco, a serenidade e a sensatez em uma sociedade, na qual os valores são alterados em razão das influências, em razão do poder do status de consumo, em razão dos interesses escusos e tendências estrangeiras, etc? Convenhamos que em razão dos acontecimentos cotidianos, somos parte de uma sociedade bruta, rude, desrespeitosa, caótica, mal formada, tanto moral quanto eticamente.

Imaginemos que em um supermercado, a disposição das caixas é duas à duas, ou seja uma ao lado da outra. Comumente, para atendimento e passagem das mercadorias, fazem-se duas filas de clientes: uma para cada caixa.

Seria essa a maneira correta, igualitária e justa para todos os clientes, ou somente mais uma, dentre as muitas, impostas pelo inconsciente coletivo? Pois bem, para esse caso e outros tantos, está é uma forma, por sinal bem simples, de pensarmos a evolução espiritual coletiva. Vejamos como:

Não seria mais sensato, ao invés de duas filas, uma para cada caixa, fazer apenas uma para os dois caixas? Certamente beneficiaria por igual todos que estão na fila; pois terminado de passar as compras de um cliente, o próximo cliente a ser atendido seria o primeiro da fila única. Este exemplo de ação coletiva, é nada em relação à grandiosa evolução espiritual; que segundo os espíritas, "sem caridade não há salvação".

Confúcio disse:"ouve o conselho, aceita a disciplina, para chegar ser sábio, depois". Indiscutivelmente, o ordenamento disciplinado e o respeito mútuo, são virtudes imprescindíveis para o desenvolvimento da empatia relacional, fato embrionário da gênese espiritual.

Você leitor, já pegou a bituca de cigarro e a latinha de alumínio no chão, hoje. Ao pegá-los e descarta-los em local apropriado, você estará contribuindo para a limpeza do ambiente ao seu redor, culminando em civismo sustentavel para o Planeta.

Até que prove o contrário, tais atitudes traduzem o quanto és humano, feliz e solidário, pois a saber, não há evolução espiritual, sem visão empática, transformada em ação solidária disciplinada. Porém, não é conveniente que sejas vaidoso e egóico de palavras pelas boas obras que suas mãos julgam fazer.

Imprudência

Sob iminente risco de colisão, ao adentrar ambientes escuros, nada importa se os olhos estão arregalados ou hermeticamente fechados.

A imprudência é inimiga da sensatez.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 07/12/2022
Reeditado em 08/12/2022
Código do texto: T7666747
Classificação de conteúdo: seguro