Educa...

 

 

 

"Educa o menino (a criança),

no bom caminho que deve andar,

e até depois de velho se lembrará..."

 

 

 

Qual o maior problema da nossa sociedade contemporânea, se não mesmo a forma como estão a serem educadas as crianças?

 

Modelos de educações repressivas sendo questionados e colocados de lado, com nova postura, que se mostra muito mais permissiva e muito pouco disciplinativa, o que causa um efeito contrário do que se espera.

 

Ou seja, nem violência nem ausência de disciplina, mas encontrar o meio termo que ajude pais e responsáveis, a trazerem aos pequenos e jovens, uma educação que os torne pessoas responsáveis e cumpridoras dos seus deveres, com mais saúde mental.

 

É trabalhoso e difícil educar, numa sociedade em que as mulheres precisam sair para trabalhar fora, para ajudar na manutenção dos lares, e muitas vezes precisando conviver com pai/marido que não foi educado para servir, mas para ser servido.

 

Muita coisa precisa melhorar na maneira como conduzimos nossas vidas e as vidas das pessoas por quem somos, por ordem natural das coisas, responsáveis. Crianças e jovens precisam de boa orientação, boa educação, disciplina, limites, ensinamentos sobre moral, respeito, responsabilidade, honestidade, solidariedade, trabalho... E não é deixando eles à toa, sem nada realmente produtivo e importante para fazer, que conseguiremos resultados positivos e prósperos.

 

Pais que se ocupam demais com coisas externas, sem dar aos filhos a atenção e acompanhamento que precisam, vão ter resultados negativos no futuro, é o que estamos a ver, dia a dia. Ter uma profissão bem remunerada, que dá aos filhos todo o conforto e folga, não é muito positivo, produtivo, eficaz.... Filhos precisam ter obrigações, se sentir necessários, pertencentes ao meio em que vivem, de maneira produtiva e envolvida, emocional e fisicamente.

 

Presentear os filhos, como recompensa ao pouco tempo a eles dispensado, para desencargo de consciência, com certeza não é saudável. Filhos precisam do nosso tempo, crianças precisam de atenção, de carinho, de orientação, de boa educação para o bem ser e o bem servir.

 

Antigamente, em algum tempo não muito distante, quando a educação no lar tinha o escopo de educar as crianças às responsabilidades, serviço aos familiares, respeito aos mais velhos, quando estudar era difícil e os pais que tinham uma boa consciência, apesar de pouca condição financeira, encaminhavam os filhos à escola e à igreja, esses indo à pé, e não tinha prêmio para notas boas, mas castigo para notas ruins e mal comportamento; nesse tempo produziu-se bons seres. Na dificuldade forjaram-se boas mentes e bons espíritos.

 

Que possamos observar o meio em que vivemos, com atenção e cuidado, percebendo onde estamos errando, corrigindo a trajetória na educação de jovens e crianças. Impor limites e disciplinas, com ensinamentos inteligentes e sábios, e não com ameaças e  medos. Nossos filhos precisam de verdades! E verdades só serão desvendadas se as olharmos de frente, sem medo de enxergar onde erramos, e sem preguiça ou desculpas, para não fazer o que realmente precisa ser feito.

 

Educação esmerada no lar. Educação Cristã, sobre amor e serviço ao próximo, para termos justiça social, pessoal, familiar. Educação escolar. A sociedade sendo educada e preparada para a convivência justa, amorosa, pacífica, produtiva, próspera. Sociedade civilizada, dentro de boas leis e diretrizes, para o melhor agir, o melhor fazer, o melhor produzir...

 

Não é tão difícil assim. Basta que acabemos com os bandidos!  E que tenhamos gente de bem a cuidar das ordenanças legais e dos espaços públicos.

 

E para que tenhamos gente de bem de sobra, entramos novamente na questão da educação: sem educar os meninos, as meninas, os jovens, e mesmo os adultos, não teremos uma sociedade livre de maus hábitos, maus costumes, mentiras, corrupção, violências, injustiça social....

 

Pense nisso quando ficar sem paciência de orientar com atenção, responsabilidade, respeito, cuidado, seus filhos, netos e demais pessoas que estiverem sob sua responsabilidade...

 

Não tem liberdade sem boa educação.

Não tem liberdade sem que aprendamos a respeitar as pessoas, as coisas, o meio em que vivemos...

 

Educação sábia e inteligente é do que precisamos, se quisermos realmente poder decidir nossas vidas com liberdade de ser... ser pessoas de bem... ter um mundo melhor, mais amável, mais justo e bom... para todos...