Aprendendo, Aprender

Assim inicio:

Quando se conhece, ao rever as paisagens, o túnel fechado e escuro do passado, abre-se em fachos de luz, iluminando o presente. E não há aprendizado científico mais eficaz, mais eficiente, que o captado pelas vistas, arquivados nos recônditos laboratoriais da memória. Para isto, basta relembrar o que, supostamente estava esquecido, e a razão retorna aos retilíneos trilhos da história.

Assim continuo:

A melhor e mais amável loca do mundo, é àquela que os animais pedem para abrigarem-se das intempérie e Ela escancara a porta imediatamente;

A melhor aventura do mundo, é àquela que o Aventureiro com a bússola na mão, sai sem rumo;

A melhor história do mundo, é àquela que o Contador tem somente verdades para contar;

As melhores e mais briosas vestes do mundo, são àquelas que tapam as vergonhas;

O melhor amigo do mundo, é àquele que apenas ouvi;

A casa mais generosa do mundo, é àquela que o telhado e as paredes retém a entrada do sol e da chuva;

A melhor e mais apetitosa comida do mundo, é àquela que se come quando a fome ronda o estômago;

A melhor família do mundo, é àquela que prima pelo respeito, liberdade, comprometimento e honestidade na formação cidadã do membro iniciante;

A melhor tecnologia do mundo, é àquela que resolve os problemas do necessitado;

O melhor e mais notável orador do mundo, é àquele que não desperdiça palavras, direcionando a fala ao coração de outrem;

A melhor e mais valiosa experiência do mundo, é àquela por qual cada um passou.

Portanto, se és vivido, és um poliglota do mundo e tens o que ensinar; então, conte-me, detalhadamente, por onde caminhou e como água corrente, desvencilhou dos obstáculos e superou as adversidades, ao longo da jornada.

Por favor, seja o meu professor e orientador de curso, pois quero cursar "Vivendo e Aprendendo", na mesma Universidade de Vida, que cursastes.

De ante-mão, pelo pouco que pesquisei sobre o tema, "Viver é uma tremenda aventura"; e quem não se arrica a ela, perambula pelo mundo com a canastra vazia.

Folheando...

Dentre as muitas folhas rotas e mofas do livro aberto sobre o criado-mudo, uma é tocada à todo instante pelo brisa sorrateira que adentra o ambiente; e a folha ao debater-se contra as demais, urge rebeldia e insolência: "renove suas células e ideias; os órgãos e tecidos do seu corpo necessitam, tanto quanto, a mente necessita de oxigenação saudável e qualificada".

E as inúmeras folhas do livro que está ali por estar, pois não incita ninguém à nada, é o mesmo que contém bateladas de capítulos, encerra-se nessa página; que por muitas vezes, quando não esquecida, é pulada pelo leitor.

... assim termino:

Não afirmo, mesmo porquê não sou dono da verdade, mas a não ser através da escrita, não nos conhecemos. Contudo, afirmo que você tem dom e talento para ser, o que quiser ser.

E caso queiras, pode ser tudo, até um aventureiro feliz; ou sambando, prefere continuar pitando nicotina e berrando, dizer para o mundo, que o melhor filho e neto são os vossos; e após tomar uma, discutir política, futebol e religião?

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 31/03/2021
Reeditado em 31/03/2021
Código do texto: T7220199
Classificação de conteúdo: seguro