#OO1, @DERKOSMOPOLIT: Contra aduladores.

À QUEM FALA O SUJEITO QUE VIVE PRESO EM SI MESMO?

ORA, COMO PODE O HOMEM PALESTRAR DENTRO DE UMA CASCA DE NOZ?

E FAZER-SE ENTOAR POR ESTE ESPAÇO INFINITO EM TODA SAPIÊNCIA DE SUA CRASSA NATUREZA.

ELE DISCURSA PARA SI MESMO E PARA QUEM MAIS DESEJAR OUVI-LO!

ATO ÚNICO

(Saem os convidados, mas seu anfitrião permanece; melancólico e resoluto faz-se ouvir a si mesmo em um tom estentóreo e em moderada eloquência).

AMLETH:

Pois veja, veja só como é o homem hodierno: cousa nenhuma, reles pilhéria… um sofisticado engodo para egos elevados e tomados pela luxúria... Abaular-se perante a pompa daqueles que endeusam a si mesmos é para mim um atentado contra a dignidade humana — fazer de outrem o ídolo supremo é de tamanho escárnio que nem mesmo a pior das estirpes abalançar-se-ía a tamanho opróbrio. Dizia o velho Kreaplin, “sejas tu um homem de muitas posses e verás como cheira mal o canto dos urubus”. E por alguma razão — conhecendo os homens e da matéria de que é feita a natureza dos perversos — julguei-o como “a criatura dos equívocos”. Ou talvez quisesse eu ser mais auspicioso do que a minha razão julga ainda estar no campo da sensatez… Sequer hão de limpar o veneno que escorre ao canto dos lábios. Aquela seiva maldita que macula com grande facilidade as criaturas fracas de espírito e de sagacidade. Aqui, corro o risco de revestir um papel que não me cabe; o de juiz. Mas se é preciso que eu bata o martelo para condenar toda uma raça de aduladores à mesquinhez de suas próprias ganâncias e ambições; não me privo deste deleite… Que assim seja, afinal. Depois hão de questionar-me o motivo pelo qual procuro exílio na natureza — entre plantas e animais — ao invés da tediosa civilização! Ah! … quem é que ali se aproxima?

BARDUS
Enviado por BARDUS em 21/02/2021
Reeditado em 28/02/2021
Código do texto: T7189829
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.