#OO1,@UNHEIMLICHE: A humanidade carece mesmo é de Homens Parresiastas
DIZEM AS LÍNGUAS ESPERANÇOSAS: “A HUMANIDADE CARECE MESMO É DE HOMENS PARRESIASTAS" MAS AO IMPOR-LHES A SUA PRÓPRIA VERDADE COMO ÚNICA E UNIVERSAL, CERCA-OS N’UM NICHO NOCIVO E OPRESSOR.
EXTINGUINDO-SE A PLURALIDADE DA VERDADE
É QUE SE REDUZ O SUJEITO ÀS TRAÇAS.
ATO ÚNICO
(Os soldados dispensados se retiram,
mas seu Capitão permanece reflexivo e melancólico.)
HEDWIG:
Eu, que sou filho deste novo mundo… a prole desta raça de animais modernos — esta que se autodenomina sapiente —, a mesma cria que dedica aos seus símiles nem mais e nem menos daquilo que pode ser ofertado, que posso eu fazer enquanto cidadão, compatriota devoto desta terra (e suas causas) tão virtuosa? Que obrigações tenho eu para com toda essa gente? Uma gente que destrói pontes e levanta muros de extensões colossais, que usufrui da engenhosidade maliciosa das palavras que lhes cabem para sustentar a base equivocada de seus desejos mais sombrios… O que me foge à compreensão e escapa por entre estas longas falanges — estas que outrora puxaram gatilhos e ainda hoje assinam em nome de um todo — como se fosse possível agradar a nação em toda sua completude. Que querem de mim? Ou melhor, a mim que culpa cabe se eles se segregam entre si? O que esperam deste mísero parasita curioso? Aliás, por que é que esperam tanto uns dos outros se nem mesmo o mínimo lhes parece aceitável? Tenho visto discursos que se trombam sem se encontrar, discursos que vem de cima, outros que surgem de baixo, que transitam entre o céu e o inferno mas que nunca se chocam n’um consenso genuíno e pleno. Eu não sei… parece-me que a recusa de ceder ao sofrimento de outrem traz certo gozo à espíritos sediciosos… E a verdade? Tão frágil e condenável… o que me sobra é a ligeira impressão de que a razão é só um mito e o delírio um veneno coletivo que se sobrepõe ao real. Corro o risco de ser isto ou aquilo, quando na verdade nada sou ou anseio ser.
E estas palavras que de dentro para fora ecoam desta miúda casca de noz não são novas, tampouco inauditas, que outras bocas já não tenham proferido e olhos tão aguçados observado antes... Oh, lá vem o meu Comandante!
______________________________________________
EDGAR HEDWIG LEBENSKRAFT: é uma personagem criada para jogos de RP, como todas as minhas outras criações é dada a solilóquios e momentos de profundas reflexões onde, ensimesmado, procura sempre por uma resposta lógica acerca de um mundo externo ao seu que a ele parece tão ilógico.