Breve Discurso do Corona

Fique longe, mantenha distância, mas por favor, peço encarecidamente que não suma em definitivo na linha do horizonte.

Sumir basta o sol entre as nuvens, nas copas frondosas das árvores, atrás das morrarias verdes ao entardecer. Porém, não tome-o como referência para o "vosso sumiço", pois entre você e Ele há uma distância além de seu entendimento; e se não for suficiente, digo que o astro rei tem o poder de renascer todos os dias.

E ao regenerar-se, diariariamente, transforma as regiões e os seres vivos. Sua luz radiante e febril aquece o Planeta, é fonte produtora de energia. Sem ele o verde dos campos, altos e planícies empalidece, amarela, desfalece.

Sob sua presença, tudo se refaz e renova, pois o Sol produz a clorofila, a fotossínte e através da sintetização da vitamina "D", calcifica os ossos dos animais, dando-o resistência física para suportar a exposição à intemperie e o trabalho árduo; razão se sua existência.

E o seleto Homem, espécie maioral no reino animal? Em breve palavras, justifique sua estada na Terra. Bem, parece-me que o silêncio diz mais que um discurso. Não obstante, cabe à mim também silenciar, mas antes, faço como o Sol faz repetidas vezes no ano: "Fique longe, mantenha distância, mas por favor, peço encarecidamente que não suma em definitivo na linha do horizonte".

Taí a sacada. A fórmula matemática não ensinada na Bioquímica; e de agora em diante, repita o que lhe foi repetido várias vezes. Quem sabe uma hora você consiga decorar; e aprenda a lição?! Mas saiba que só decorá-la não basta, tem que haver renovação. Regeneração; e como bem disse Lavoisier em seu tempo: na Natureza nada se perde, ao contrário, tudo se tranforma naturalmente. Sem querer atacá-lo (expressão que é moda no vosso meio) estás muito parado, inerte na zona de conforto, estático dependente de máquinas e botões eletrônicos. Apertou-os, o mundo achata-se, curva-se as vossas mãos. Mas veja, silenciosamente, você teve que apertá-los para as máquinas façam barulho ensurdecedor e trabalhem por você.

E se um lado não renova, não se mexe, o outro regenera, move-se; afinal, Mendell afirmou que a mutação genética reciclável seria constante no Planeta. E fazendo valer a verdade científica, eis que aqui estou de corpo, alma, espirros, febre, coriza e arrepios, para você, entregar-me! Às vezes me meto com a poesia, mas no campo da inspiração e criatividade imaginativa, sou fracassado. Paupérrimo. Reconheço. Sempre comento com meus amigos que reconhecer as fragilidades, os erros e a falta aptidão para certas coisas, é caminho aberto para a simplicidade evolutiva e o auto-perdão.

Sem divagações, entenda que não citei o pior, pois sobretudo, se posso causar tsumanis e terremotos, por que cometer pequenos estragos? Seja inteligente, pense com a mente e haja com os olhos da razão, ou melhor, seja ligeiro e esconda-se rápido. Mas por favor, peço encarecidamente que não suma de minhas vistas em definitivo, na linha do horizonte. Temos muito o que fazer, regenerar, transformar, renovar em prol da humanidade.

Agora sim, feito o discurso, farei um minuto de silêncio em homenagem aos que não respeitaram o recomendado e saíram de suas tocas, sumindo na linha do horizonte.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 02/04/2020
Reeditado em 02/04/2020
Código do texto: T6904075
Classificação de conteúdo: seguro