HOMENAGEM AO REITOR
(Samuel da Mata)

Senhoras e senhores, e toda autoridade aqui presente, entre tantos sábios, coube a mim, o mais indouto, a difícil tarefa de descrever em versos a majestosa trajetória do professor Antônio Vidal do Nascimento.

Para análise de uma trajetória assim, é preciso tirar o paletó e descer, sem preconceito, ao chão, examinando o pó.
É lá que ficam de fato as grandes marcas da vida, dos que se identificam com os humildes e que lhes curam as feridas.

O pedestal é alto, mas prefiro examiná-lo em baixo, ver os pés do caminhante, do sapato a sola e o desgaste do salto. É ali que se separa a homenagem devida e a do aplauso falso.

Visto de cima, o ouro pode ser confundido com o latão reluzente, que colocado é em majetosos pedestais por políticos inconsequentes. Mas este jamais terá do povo a verdadeira admiração, pois não conhece da honra o ponto de fusão, e cai no esquecimento assim que muda a estação.

Os pés dos mestres têm cicatrizes bem definidas, de quem conhece as agruras e os espinhos da vida. Os cortes no orçamento, os projetos interrompidos por promessas falseadas. As metas quase sempre morrem a golpes de espada. Quantas joias são banidas para que rudes pedras ocupem a sala?

Mas isso é outra estória, importa dar a honra a quem a merece no momento, a quem faz da jornada seu próprio pódio e monumento. De quem os holofotes talvez só mostrem as clãs, mas as marcas na estrada serão sua glória no amanhã. Nosso caloroso aplauso ao doutor Antônio Vidal do Nascimento, a quem rendemos esta homenagem, com profundo respeito e reconhecimento.

Samuel da Mata
Enviado por Samuel da Mata em 28/11/2017
Reeditado em 11/02/2022
Código do texto: T6184620
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.