Dizer obrigado

Dizer obrigado é muito mais difícil do que pensamos. Sabem por quê?

São muitas coisas a serem agradecidas...

Agradecemos cada manhã, tarde e noite que estivemos aqui. Cada riso e lágrima. Todos os dias de provas, todas as tarefas que tivemos de fazer em casa. Às vezes que passamos cola e as que colamos.

Agradecemos aos professores. Muito mais que professores verdadeiros amigos. Sempre prontos a nos ensinarem. Ensinaram-nos muito além das matrizes, senos, sais e haletos. Muito mais que células e tecidos. Mais que o Romantismo e as paroxítonas. Bem mais que Marx, Platão e a Guerra Fria.

Seria hipocrisia de nossa parte, não agradecermos também aos amigos que já não estão mais juntos de nós. Ora por artimanhas da vida. Ora por infortúnios do acaso.

Não poderíamos nos esquecer das Irmãs. Talvez se não fosse a fé inabalável que elas tem e a vocação que Deus deu a elas, não teríamos esta escola para chamarmos de “nossa”. Agradecemos a todas que ouviram o chamado do Senhor e entregaram seus passos a Ele.

Agradecemos também a Deus. Por ter dado a cada uma dessas mulheres o dom e a força para continuarem. Por ter escolhido cada professor e ter dado a eles a paixão pelo ensino. Paixão esta que os renova cada dia, e os fazem tão fortes.

Agradecemos a nossos pais. Que apesar de tudo que passamos, somos muito do que eles foram. Como dizia Belchior em sua música: “Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais”. Renato Russo também nos disse: “Você me diz que seus pais não entendem você, mas você não entende seus pais. São apenas crianças como você, e o que você vai ser quando você crescer?”. Devemos agradecer a eles por todas às vezes, que nos colocaram acima deles próprios. Colocaram nossos sonhos, nosso futuro acima deles mesmos. Agradecer a Deus por nos ter dado esta família maravilhosa, que apesar dos problemas, é a melhor família do mundo!

Sempre fomos guiados pelo amor e pela fraternidade. Solidários. Perdemos noites de sono para estudar. Perdemos aulas, para fazermos nossa parte por um mundo melhor.

Não podemos nos esquecer dos funcionários. Que varrem e lavam. Cuidam e zelam. Estes funcionários que são bem mais que simples funcionários. São grandes homens e grandes mulheres. Sempre prontos a nos ajudar e fazer o melhor para nos transmitirem sua sabedoria.

Creio que resta apenas um agradecimento maior. Não que os demais não o fossem. Mas este agradecimento é o mais importante para cada um de nós. Agradecemos pelo amigo que estava ao nosso lado. Ao colega que sentava à nossa frente e o que sentava às nossas costas. Pelos conselhos que estes amigos nos deram. Pela parte irrevogável que ele tem em nossa vida. Pelos dias de risadas que tivemos. E de discussões também. Pelas vezes em que um ajudou ao outro. Pela disponibilidade em querer ajudar. Agradecer pela amizade. Pelas festas. Pelas matérias quando faltamos.

Pedir desculpas pelo excesso. E dizer que cada dia, foi o melhor.

É o que dizem: “Os amigos são a família que nos é permitido escolher”.

Então, agradeço a todos por tudo.

Faço apenas um pedido, que imagino eu seja o pedido que tenta saltar de nossa garganta: “Que meus filhos cresçam cercados de pessoas maravilhosas como vocês...”.

Agradecer é muito difícil. Mas fazê-lo revigora nossos corações.

Muito Obrigado.

Obs.: este texto foi para ser lido na noite de Colação de Grau dos 3º anos do Colégio Santo André.

"Leiam minha apresentação: http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2394709"

Le Vay
Enviado por Le Vay em 08/12/2009
Reeditado em 23/07/2010
Código do texto: T1967779
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.