O PADRE BALOEIRO

O padre baloeiro, que, em 2008, decolou de Santa Catarina para o mundo, alçado por coloridos balões de festa enchidos com gás hélio, queria chamar atenção das pessoas para um movimento de apoio a caminhoneiros. E chamou. Embora a torcida para que fosse resgatado vivo, a aventura deu zebra e o nosso bom pastor, definitivamente, acabou Lost in Space. Lamentável, mas consta que o padre De Carli não estava adequadamente preparado para vencer tão exótico desafio terreno. Terreno, aéreo ou marítimo, sei lá. O importante da história é que ele tentou inovar, como um Ícaro reencarnado, num voo impossível para um grande ideal. Ao menos para ele, tratava-se de coisa relevantíssima, hoje muito pouco lembrada. Mas era um padre, poderão dizer: não tinha esposa e filhos e nem as responsabilidades de ganhar a vida como a maioria dos mortais. Não importa, era um filho de Deus, um de seus mais próximos neste momento. Ao morrer, partiu feliz com seus balões coloridos. Não era o final que planejara, com certeza, mas foi aquele que lhe reservou o destino. Detalhes técnicos agora pouco importam, assim como as intenções. É a vida. Teve gente que achou graça, teve quem criticasse, quem lamentasse, aplaudisse, lastimasse. Houve de tudo um pouco nesse episódio surpreendente e tragicômico. Afinal, depois de tantos brutais e infaustos acontecimentos, parece que muita gente estava e ainda está pronta para gargalhar por qualquer fato diferente na mídia, independentemente de possível drama nele contido. O padre baloeiro virou assunto na rede, assim como na vida real, mexendo com o imaginário e nossa capacidade invulgar de fazer humor. A missão do padre não era na estrada, conforme supunha ao apoiar caminhoneiros, mas em alturas que nem milhares de balões mágicos sustentariam o peso da matéria. Propaganda excessivamente criativa e aventura radical podem ser um tiro no pé. Enfim, cada macaco no seu galho, de preferência naqueles não tão elevados.

José Pedro Mattos Conceição
Enviado por José Pedro Mattos Conceição em 26/04/2008
Reeditado em 11/07/2019
Código do texto: T962306
Classificação de conteúdo: seguro