Crônica: Gentileza, caridade e solidariedade pratique este gesto!

Crônica: http://groups.google.com/group/gentileza-caridade-e-solidariedade-pratique-este-gesto

Autoria do texto a seguir: Odenir Ferro por sugestão de Tuca Miranda

Com a altíssima velocidade que ocorre dentro do fenômeno da Comunicação atual no mundo moderno em que vivemos é preciso ter muito tato e uma boa dose de diplomacia ao falar sobre assuntos que envolvam comportamento, no tocante ao estilo de comportamento humano. E que é manifestado de acordo com a índole ou a assimilação emocional fixada no intelecto cognitivo que formou a individualidade de cada um, dentro da composição que abrange os padrões de comportamento social.

Em muitas vezes, fica bem mais fácil avaliarmos um estilo de padrão de comportamentos que envolvam o coletivo social, do que se atrever a analisarmos um determinado tópico de estilo comportamental de um determinado ser humano, apenas pela sua característica individual. Manifesta dentro da composição comportamental através da sua individualidade.

O ser humano, na sua individualidade, quando visto pela óptica do seu contexto racional e emocional que abrange toda a sua vivência existencial, torna-se complexo. Já, quando nos olhamos através das nossas atitudes comportamentais englobadas num conjunto social humano, fica mais fácil analisarmos e avaliarmos nossos manifestos, nossas expressões, impressões e posicionamentos, em relação ao mundo externo em que vivemos.

Quis fazer até aqui, uma espécie de pequena introdução para a temática desta crônica, que é: Gentileza, caridade e solidariedade - pratique este gesto.

http://groups.google.com/group/gentileza-caridade-e-solidariedade-pratique-este-gesto

São aspectos culturais e psicológicos do perfil de cada ser humano, mas que refletem no contexto geral de uma sociedade, a prática destas nobres atitudes.

Ser solidário com algo, alguma causa nobre, de elevados valores culturais, sociais, ou ser solidário com alguém, engajar-se em movimentos que valorizem e dignifiquem os seres humanos e as boas causas em relação ao Planeta Terra, em geral, nos dias atuais, é bem mais fácil, prazeroso e abrangente, do que no passado, creio eu.

Hoje temos muito mais recursos de força de expressão no sentido aos meios de Comunicação, para posicionarmos firmes, mediante ao levar avante as boas causas de boas atitudes que façam com que nos sintamos de bem com o mundo, de bem com a vida. Ajudar ao próximo é ajudar a nós mesmos. E ajudando-nos mutuamente, resolvemos muitas causas do Planeta, que hoje embora nos pareça sombria, incógnito, amanhã poderá ser vista com outros parâmetros, pois serão causas que poderão ser solucionadas, a partir do momento em que nos predispusermos a ajudarmos-nos mutuamente. Nós somos seres humanos, membros de uma coletividade. Nós temos a força. Nós somos a maioria e todas as minorias que estiverem querendo pretensiosamente ainda, nos manipular, nos sobrepujar, enganar, nos iludir, nos extorquir, se arregaçarmos as mangas, com certeza, e usarmos da força da sabedoria popular, com certeza, sairemos vitoriosos.

Enfim, hoje temos muito mais recursos para nos posicionarmos firmes, e construirmos um mundo mais digno, mais justo, mais amoroso, mais humano, ao praticarmos atitudes simples, mas de significativos valores, como a gentileza, a caridade, a solidariedade!

Sentirmos dentro de nós a comiseração, empatizarmos-nos com as dificuldades do próximo, estendermos mãos, abrirmos, escancararmos a alma, o coração, ajudar e ajudarmos-nos na construção de uma sociedade mais certa e justa, mais humana, é poder sentirmos a realidade de muitos dos nossos sonhos, sendo estampada no rosto pleno de felicidade, na fisionomia do nosso próximo, do nosso irmão.

Tudo isso, não é utopia e muito menos vem a ser demagogia, a partir do momento que arregaçarmos as mãos e nos predispusermos a pormos em prática as forças que interagem entre as razões conciliadas com as emoções, vistas com os olhos do bom senso em relação as nossas dificuldades e as dificuldades do nosso próximo. Quem divide soma e ama e vive. E vive com qualidade de vida, pois vive em paz, vive feliz!

E eu não vejo nenhuma poesia na prática destas atitudes, ou melhor, eu não vejo apenas poesia, mas sim virtudes! Virtudes expressas através da nobreza de caráter!

E é uma imensa virtude de caráter, para qualquer um de nós, quanto seres humanos que somos, praticarmos a solidariedade com o nosso próximo. Que se pensarmos bem, esta atitude não deixa de ser pura poesia, pois sermos solidários com o nosso próximo é uma atitude de extremada sensibilidade e beleza de atitude estética, ética, real, virtual, enfim, uma virtude digna de nobreza de caráter, quando estendemos as nossas forças físicas e espirituais até o nosso próximo, no sentido de o auxiliarmos.

Então, a prática da solidariedade também pode ser vista através do ângulo da óptica poética. Pois é uma atitude geradora de extremada beleza de dignidade de caráter para com o próximo e por que não dizer: - Para com uma nova qualidade de vida futura para com o destino da Humanidade, inclusive. São através dos pequenos gestos, dos pequenos detalhes, que somamos e enriquecemos a qualidade do todo.

Devemos e temos por obrigação, sermos humanitários! É importante lutarmos pela nossa Paz! É sublime lutarmos pela Paz dos nossos irmãos! É supremo, chega ser até divino, lutarmos pela Paz Mundial!

É muito digno manifestarmos publicamente, as causas do nosso exacerbado Amor!

É nobre nos sensibilizarmos, nos engajarmos em causas sociais e humanitárias.

No início dos anos 1990, em Rio Claro - S.P., Cidade Azul, na rua 05 com a avenida 05, onde hoje, atualmente funciona um Restaurante, naquela época, era justamente onde funcionava um Cartório. Sempre que eu ia até lá para fazer algum serviço, como tirar xerox, autenticar documentos, quando ficava aguardando a minha vez para ser atendido, eu não me cansava de olhar ( e até viajar profundamente em sonhos ) para um quadro que lá ficava exposto numa das paredes. E que era distribuído por uma Imobiliária da Cidade.

Naquele quadro era possível ver uma semi-circunferência simbolizando parte do planeta e sobre a linha divisória entre o planeta e o espaço, via-se várias caricaturas de seres humanos de todas as raças, homens, mulheres e crianças, todos de mãos dadas...

E também, naquele quadro, tinha a seguinte frase: "Se todos nós, nos darmos as mãos, quem então, haverá de empunhar a arma!?..."

É... Pois é...! Então, é pra se pensar, se refletir, se humanizar, se amar, se aventurar e a vivermos o bem comum, sendo-nos um ser humano do bem, voltado para o bem e as causas do bem comum!

É muito importante que possamos praticarmos os exercícios de liberdades de cidadania e também exercermos o livre gozo de podermos expressar nossos objetivos , anseios e realizações, sem nos deixarmos, sem nos permitirmos sermos conduzidos por pessoas falsas que apenas pretendem usar da manipulação política para impedir de crescermos como cidadãos livres e soberanos que somos.

Somos dignos, quanto seres humanos que somos, para vivermos e exercermos as funções da plena igualdade, real liberdade e perfeita justiça!

Quanto ao outro tópico da questão temática desenvolvida nesta crônica, é a atitude e a prática da caridade.

Muito complexo o parâmetro social do efeito que esta palavra causa, quando é exercitada as suas funções na prática. Digo isso, não pensando no Amor de Deus e ao próximo, aos atos da benevolência, da compaixão, da virtude teologal, mas sim no sentido da esmola.

Neste sentido, ser caridoso, praticar a caridade, é, no meu conceito, uma via de mão dupla. Esta atitude tanto pode trazer benefício, quanto malefício. Tanto para quem pratica este ato, quanto pra quem recebe o benefício (?) deste gesto.

Tudo depende de como praticamos este gesto e no emprego dele, nas causas práticas deste gesto.

Existe um termômetro cognitivo Espiritual, que, por ser tão bem elaborado pela metafísica vindas da sapiente mãos da Divina Providência, que nenhum ser humano fica imune do índice da sua dosagem de avaliação: - "Trata-se da nossa vida interior, manifesta pelas temperaturas da nossa própria consciência".

E sofrer de dor de consciência é um mal terrível. - "Já vi gente chorar por esta dor e também pelo remorso na minha frente, enquanto se dizia ser meu amigo. É lamentável, profundamente lamentável"...

Então, pra resumir, caridade tem a ver com estados de consciência, creio eu. Muitas vezes um ser humano procura praticar gestos de caridade apenas para manifestar-se publicamente, socialmente, e desta forma massagear o interior do seu ego corrompido pela própria maldade existencial, que o machuca continuamente, dentro do seu mísero estado interior...

Enfim, praticarmos a caridade torna-se um ato de consciência, de manifestação individual, cuja causa enobrece o quadro social, embora seja uma prática distinta, individual.

Voluntária ou involuntariamente, as profissões exercida por médicos e médicas, enfermeiros e enfermeiras, bombeiros e outras, sintomaticamente costumam exercerem, refletirem, no quadro social, as funções das práticas da caridade.

Hoje em dia, até a profissão de professor, professora, exercem essa prática, em alguns casos. Dado a falta de recursos para se transmitir os processos cognitivos existentes na estrutura dos aprendizados culturais. Tornando desta forma, cada vez mais inviável a classe do professorado ter livre liberdade para transmitirem os seus ensinamentos de mestres, aos leigos alunos estudantes, hoje em dia! Principalmente os que frequentam escolas públicas, de ensino gratuito.

A caridade também é uma prática comportamental muito praticada nos países que sofrem por estados de calamidades públicas e também em países com conflitos de guerras e pós guerras.

Diante do caos e das calamidades provocadas pelos horrores das guerras, os seres humanos perdem as máscaras estruturais do convívio social. Tornam-se fragilizados e predispostos a serem uns simples e humildes mortais, diante da força da natureza ou diante da força do ódio manifestado através das guerras.

Então, deixa-se o egoísmo e o orgulho pessoal de lado e todos se unem ao estenderem as mãos e se ajudarem mutuamente. Muito embora os traumas deixados pelas guerras, nunca mais sai da mente e da individualidade de um ser humano.

A implantação dos 05 SS deu-se dessa forma, no Japão pós Segunda Guerra Mundial!

Diante do caos e da catástrofe, todos se voltaram para as causas humanitárias, se reorganizaram diante das barbáries do caos existencial e reconstruíram-se assim. Através da ajuda mútua, criando os cinco sensos, que são : auto-disciplina, saúde, limpeza, ordenação e utilização. Olhando para as nossas mãos, olhando para os cinco dedos, nos lembraremos dos 05Ss.

A profissão de Cientista é uma profissão de indescritível gesto de nobreza para com o Amor, sublime Amor, exercida como a busca, a procura, o resultado da descoberta de bens duradouros para toda a Humanidade!

Creio que o caminho está na Ciência! É através da Ciência, conciliada com os outros estudos, que encontraremos novas portas, novos caminhos, que se abrirá para o nosso futuro. Futuro que será construído de uma forma mais humana, mais amorosa, mais promissora, no sentido de conquistarmos ou reconquistarmos o religare ( religião ) a ligação entre a Humanidade com a Divindade, renovando assim as forças da Natureza e do Planeta Terra! E desta forma reconquistarmos a harmonia Humana e Divina através da Paz Mundial!

( Pelo pedido e sugestão da Tuca Miranda, primeira titular e fundadora do Grupo Gentileza, caridade, solidariedade pratique este gesto, foi a causa de eu ter elaborado esta Crônica. Espero que gostem! )

Odenir Ferro

Odenir Ferro
Enviado por Odenir Ferro em 26/03/2008
Código do texto: T917345
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.