Tudo passa! Ela vai passar.
Sabe meus queridos leitores, vocês não precisam saber disso, é um tipo de exposição, no entanto, ao me abrir com vocês tenho a impressão que o meu fardo alivia um pouco. Sei que todas as coisas que acontecem debaixo desse céu estão sob o controle de Deus. Pode ser a situação mais trágica e até a mais simples; tudo está sob o controle de Deus. Tem um ditado que, apesar de não ser bíblico, é comumente usado no meio cristão: “Não cai uma folha da árvore sem que Deus permita.” Ele fala sobre a Soberania de Deus. Talvez o motivo da confusão seja pelo fato de que esse ditado é citado no Alcorão. Ele está localizado lá na sexta surata, versículo 59. Os olhos do Senhor estão em toda parte observando atentamente os maus e bons. Já esta frase escrita por último é bíblica e está lá no livro de Provérbios, capítulo 15, versículo 3.
Porque quis deixar tudo isso bem claro para vocês. Apesar da Soberania de Deus, tenho a impressão que o que mais colaborou para o meu infarto foi a situação financeira em que me encontro no presente momento. Tenho uma maneira de pensar que ser pobre não é vergonhoso para ninguém; no entanto, há duas situações na vida do pobre que são imprescindíveis, das quais ele não pode abdicar: limpeza e comprometimento. É tão gostoso quando você vai a uma casa e observa que, apesar da escassez financeira, é um local asseado onde transpira paz. Além da limpeza, é o comprometimento com a sua palavra. Ser pobre não é vergonhoso para ninguém, agora ser tratante, não ter comprometimento, não ter honra, isso sim é humilhante, vergonhoso. Costumo dizer que já somos pobres, não temos bens e nem finanças, que tenhamos hombridade e sejamos pessoas dignas.
O evangelho hoje em dia tornou-se algo comum, virou modismo, é tudo gospel. Na minha concepção, esse modismo tem tirado e muito a autoridade da Palavra de Deus. Não é que ela tenha menos autoridade, a autoridade da santa Palavra é a mesma. Cristo disse: passarão os céus e a terra; contudo, as minhas palavras não hão de passar. O problema é que, quando se fala das coisas de Deus, a sociedade olha para os praticantes, e aí o bicho pega.
Ao longo dessas seis décadas, nunca havia vivenciado uma situação em que eu devesse e não tivesse condições de pagar. Entretanto, no meu atual momento, tenho vivenciado isto. E não é por falta de esforço. Coloquei meu lote, carro, máquina que comprei para fazer bloco, tudo para vender; no entanto, nada se vende.
Sei que Deus em tudo tem um propósito; todavia, como tem sido duro conviver com essa situação. Estou sendo provado por minhas próprias palavras. Nessa época, enquanto aguardo o SUS me chamar para fazer a cirurgia de ponte safena, tem sido difícil conviver com essa impotência. Vejo as coisas e não posso fazer. Como é difícil conviver com essa situação.
A minha amada mãe ficou quase seis meses no Vale do Aço, finalmente deu saudade do seu lar e quer vir embora. Ainda bem que, quinta-feira, fiz um teste dirigindo o carro até Teixeira de Freitas. Graças ao nosso bom Pai, não senti nem cansaço, que geralmente sinto.
Amanhã, com a permissão do nosso Deus, irei lá em Minas buscá-la. Depois Dele, espero que o meu pretinho básico não me abandone. Além de Deus me dar força para dirigir, preciso que o meu pretinho dê conta do recado. E para piorar mais a situação, não paguei o meu IPVA e ainda tenho uma multa.
Sabe, meus queridos, sei que não podemos padronizar as ações de Deus, pois Ele age segundo a sua multiforme graça. Todavia, creio que Ele fala de modo específico com cada um. Algo que eu, particularmente, não aceito e acho que as pessoas que fazem isso estão brincando. É o fato de, de repente, aparecer um vídeo de alguém dando uma palavra de edificação, consolo ou até mesmo de exortação, afirmando que a mensagem é para quem está ouvindo. Numa rede social que tem bilhões de ouvintes, como a pessoa poderia receber aquilo como se fosse para ela? Só mesmo se a pessoa estiver lá no vale.
E vocês acreditam que a situação aqui anda tão feia que, um dia desses, cheguei a pensar que a mensagem que estava sendo transmitida era para mim.
Uma coisa só eu digo: se por acaso você estiver passando por uma situação difícil, como a que estou narrando, às vezes se sinta abandonado, em plena escuridão. Saiba que sempre há uma luz no fim do túnel. Você jamais está sozinho, Deus está te contemplando o tempo todo. Por mais que você esteja passando pelo vale, saiba que Ele jamais te abandonou. Assim como eu, tenha fé e creia que no momento certo a sua dificuldade passará.
Entretanto, Deus sabe que não irei lá fazer gracinha e sim por necessidade. Com fé no Nosso Senhor Jesus Cristo, irei e voltarei e nada me impedirá.