Eu e a Polícia Militar
A instituição Polícia Militar de Goiás é um órgão de segurança pública subordinado ao governador, antes fora força auxiliar do Exército Brasileiro, e é responsável por prevenir a violência e a criminalidade em todo território goiano, e, por conseguinte, zelar pela ordem e paz social.
A PM tem a missão de combater o mal que está infiltrado nos corações e mentes das pessoas que vivem à margem da sociedade, que não tem hora nem local para acontecer e pode aflorar a qualquer momento, e cabe ao policial militar identificar os suspeitos e agir mais rápido que o infrator ou criminoso, e, às vezes, colocando a sua vida em risco.
Durante o curso de formação, o aluno policial militar aprende noções básicas de conhecimentos gerais e de direitos humanos, a manusear armas, abordar suspeitos e a respeitar os seus superiores. Cabe ao policial militar colocar em prática tudo que aprendeu em sala de aula e nos treinamentos. O policial militar precisa ser observador, imparcial e enérgico para não ser surpreendido pelo delinquente.
O soldado é o principal instrumento da PM por estar no front com a marginalidade, por isso precisa estar preparado corpo e mente todo o tempo, e aprender a cada ocorrência. Entre os anos de 1981 e 1986 tive a honra ser soldado e cabo da PM de Goiás, com muitos elogios. Trabalhei no batalhão de trânsito e no regimento de polícia montada. Por meio de concurso fui transferido para a Polícia Civil. Mas o meu espírito de policial militar continua como reservista.
Goiânia, 30-03-2024, baseado num texto de 1982
(Do meu 33 livro Nova Oportunidade, artigos, crônicas e homenagens, editora Contato Comunicação, Goiânia, Goiás, 2024)