Homenagem ao guarda de trânsito

Para mim, ser guarda de trânsito é algo especial, uma profissão ideal, onde o soldado faz um trabalho amigo voltado à sociedade. O guarda é alguém indispensável, um guardião, e a sua presença é importante no controle do trânsito e do tráfego das pessoas protegendo vidas e veículos. Muitos acidentes são evitados por sua lida conforme o Código de Trânsito urbano e rodoviário, onde sua ação deve ser concisa e precisa com o objetivo de evitar acidentes e transtornos.

A Polícia Militar é uma força armada responsável por manter a ordem e a segurança no trânsito. E o soldado é quem exerce a função de guarda de trânsito. O soldado além de multar os infratores, tem a obrigação de coibir os motoristas negligentes, imprudentes e imperitos e assim evitar os acidentes. O guarda de trânsito deve ser sempre preventivo, e agir com polidez e eloquência.

E cabe ao guarda de trânsito se apresentar bem, conhecer as leis de trânsito para saber aplicá-las, e respeitar os motoristas e pedestres para ser respeitado. E ainda estar sempre atento a qualquer anormalidade.

Goiânia, ano de 1982

(Quando trabalhava no Batalhão de Trânsito de Goiânia, e era guarda de trânsito)

(Do meu 33 livro Nova Oportunidade, artigos, crônicas e homenagens, editora Contato Comunicação, Goiânia, Goiás, 2024)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 30/11/2024
Código do texto: T8208602
Classificação de conteúdo: seguro