Você passa no teste? BVIW
Sensatez devia ser bagagem obrigatória para um candidato a nascer neste mundo. Algo previsto desde o momento em que o ser humano foi listado como espécie para habitar o planeta. Tipo uma lista de checagem de itens fundamentais para o nosso funcionamento.
Pulmões? Ok!
Coração pulsando? Ok!
Sensatez? Ok!
Tenho visto cada coisa que me faz pensar em quão somos incompletos como humanos, que tenho repensado os órgãos essenciais para viver. Não a vida individualizada, mas a integral, aquela da coletividade, em que todos temos os mesmos direitos.
Dentre eles, lembro do síndico de um prédio que mostrou o volume de uma arma na cintura para um novo morador que reformava o apartamento. Motivo: o barulho das obras o incomodava. Uma mulher jogou vários absorventes usados no quintal da vizinha de muro, porque não gostava dos latidos do cachorro.
Todos, com certeza, terão exemplos de insensatez para lembrar. Por isso, melhor fazer o alerta: este mal é contagiante e pode ser transmitido de pais para filhos. O mau exemplo, em casa, é um dos maiores indutores de insensatez. Racistas podem influenciar para que filhos o sejam, e isso vale para todos os tipos de preconceitos.
Por isso, leia a bula da sua família. Confira o que você pode trazer no DNA. Se tiver respirando e o coração batendo, que tal checar se a sensatez também faz parte de ti?