BR 316

Todos os dias, impreterivelmente às 7:00 eu pego a BR 316 em direção ao meu trabalho. Todos os dias são 70 km percorridos; para muitos é motivo de espanto, pois aqui no interior o normal é trabalhar na sua cidade mesmo. Contudo, já me acostumei com o espanto do povo, bem como com a BR. Muitos me parabenizam pela coragem, pela garra, afirmando que não é fácil fazer esse percurso todos os dias, sobretudo, de moto. Agradeço, mas ao mesmo tempo acho um tanto de exagero da parte deles (pra mim essa rotina é normal).

Todos os dias pego minha moto e saio, sentindo a brisa suave batendo em mim (isso é impagável); no trajeto observo casas abandonadas e fico a imaginar o quão feliz deve ter sido a família que ali morou; fico pensando nas crianças brincando nos terreiros; nos jardins que provavelmente tinham naquele cantinho que um dia foi um lar, e que hoje resta apenas os escombros.

Encontro casais fazendo caminhada, e percebo a importância do companheirismo num relacionamento, fico imaginando os diálogos deles durante o percurso e vejo o quão saudável é isso para o casal.

Durante o trajeto também, passo próximo a uma serra, a Serra da Caiçara, muito visitada pelos turistas, por sua beleza invejável (eu já tive a oportunidade de ir duas vezes e posso afirmar que a visão lá do alto é perfeita!)

Na época de o mandacaru florir é um espetáculo sem igual, as flores prevalecem em todo o cenário, é simplesmente perfeito, o ar fica com um aroma peculiar. As abelhas invadem as flores em busca de néctar para produzir o mel. É umas das cenas mais lindas de se ver.

O mais especial e marcante dessa minha trajetória diária é a saída e a chegada de casa. Minha vó (que tem Alzheimer) ainda consegue lembrar desse percurso diário e dos perigos, que segundo ela, eu enfrento. E mesmo com Alzheimer todos os dias ao sair ela lembra de dizer: “vá com Deus!” e todos os dias ao chegar ela afirma: “graças a Deus que chegou em paz, agora posso ficar despreocupada”.

Ainda evidencio outro ponto, o mais importante de todos: o cuidado que Deus tem comigo diariamente; os livramentos que Ele me dá a cada instante, a cada km percorrido Ele conduz minha moto, livrando-me de acidentes e de todo e qualquer mal. Gratidão ao Senhor dos meus dias: DEUS.

Gratidão a Ele por guardar-me como a menina dos Seus olhos.