Crônica dos Tempos.

A gente acorda e só de ouvir as notícias sobre previsão do tempo e queimadas criminosas já ficamos sem ar. Tá pesado, tá difícil.

Tempo quase-apocaliptico.

E o tempo corrido, sem tempo pra parar, curtir, com tantas ansiedades e que acelera tudo, não pode nos impedir de pensar, de viver, escrever. Dia desses eu peguei o violão e saiu uma palhinha desafinada, voz acordando devagarinho, saudando o Tempo. Uma olhadinha rápida no céu pela janela lateral. Quem nunca, né? Uns minutinhos logo cedo, antes de sair pro trabalho de manhã... um canto pro Sol.

Estamos enfrentando o descaso político, agressão de toda forma, racismo ambiental, injustiça climática, e tudo tem responsabilidade dos que lucram, do agronegócio, dos que agem para destruir. Nossa cidade de São Paulo tem o pior clima e ar do mundo. E, mesmo que seja óbvio dizer, todos sofrem, mas uns mais, uns sentem mais e pagam alto.

Por outro lado, e o outro tempo? O do relógio. Esse corre, escorre. É implacável, mas não age só. Esse tempo, o que se mede por horas, dias, meses, nos desafia a conciliar o caos com a ternura, o atraso com a contemplação, o imprevisto com o que é sonhado-planejado, tempo de ser filho e tempo de ser pai, ser irmão e ser amigo.

Ouvir mais do que falar.

Tempo de ser firme nas ideias, tempo de ser leve no sentimento, tempo de lutar, tempo de conquistar.

Cada dia é o momento certo pra se ver, olhar pra si e se espelhar no outro. Ah, tempo, "seja legal, conto contigo" como já cantava Fernanda Takai em 95, com o Pato Fu. Tempos. Minutinhos de manhã que te despertam pro dia e te fazem bem. Minutos de paz todo dia.

Reserve pra você. Minutos.

Sobre o tempo

Tempo, tempo, mano velho

Falta um tanto ainda, eu sei

Pra você correr macio

Tempo, tempo, mano velho

Falta um tanto ainda, eu sei

Pra você correr macio

Como zune, um novo sedã

Tempo, tempo, tempo, mano velho

Tempo, tempo, tempo, mano velho

Vai, vai, vai, vai, vai, vai

Tempo amigo, seja legal

Conto contigo pela madrugada

Só me derrube no final

🎸🎼 música do John Ulhoa, "sobre o tempo" do ótimo CD Gol de Quem?

Cleyton Borges (Crônicas no Rascunho)
Enviado por Cleyton Borges (Crônicas no Rascunho) em 14/09/2024
Código do texto: T8151652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.