DIA DE TODOS OS SANTOS E NÃO SANTOS
Existem alguns feriados religiosos no Brasil. Chamados dias santos em que se comemoram datas importantes para a religião católica. Eu acho isso bom, pois sou católico.
Porem nos últimos tempos tem surgido alguns protestos com relação ao fato de que os feriados católicos são comemorados e (nesses dias não se trabalha), porem as demais religiões não têm seus dias comemorados, ou melhor não podem desfrutar da folga para a comemoração desses dias.
Tem-se falado muito do estado laico, e alguns dizem que esses feriados maculam essa ideia, pois se o que é publico é de todos então não pode haver privilégios. E defendem até o fim desses feriados. E o conceito de estado laico não é a ausência de religiões, mas sim o respeito a todos elas.
Eu tenho uma ideia diferente, penso em algo que pode trazer um ar de democracia e inclusão. Uma ideia muito simples, aumentar os feriados religiosos para contemplar as outras religiões. Sim, feriados a mais, para que cada um possa dedicar um dia à sua fé e defendê-la da melhor maneira possível.
Que tal:
Um feriado para o dia da marcha para Jesus para agradar a grande população evangélica do Brasil os chamados crentes, protestantes, nossos irmãos batistas, presbiterianos, pentecostais e de tantas denominações. Talvez um feriado no dia da fundação de cada uma dessas igrejas ou do aniversário dos grandes pastores. Um na data do nascimento do Lutero do Calvino, e de outros fundadores de grandes igrejas.
Um diazinho de folga também no dia do aniversario do Chico Xavier, (e da morte), pois temos muitos espíritas no Brasil. Ia sugerir no dia do aniversario também do João de Deus, mas é melhor não. Não forcemos a barra.
No dia de Iemanjá, e da comemoração de outros orixás, pois temos nossos irmãos do candomblé que também têm o direito de comemorar seus santos.
Um dia além do sábado e do domingo (pois é pouco) para o árduo trabalho das testemunhas de jeová.
Um dia para se comer os pães ázimos no Brasil, e do nascimento de todos aqueles profetas do antigo testamento, em respeito aos nossos irmãos judeus. Precisamos anunciar a palavra. Afinal nossa fé cristã veio deles.
Alguém sabe me dizer qual é o dia do BUDA? Bom dia para se ficar meditando para alcançar o nirvana. Só paz, sossego, respiração, calma, alma elevada...
Feriadinho básico para os umbandistas, pretos velhos ou novos, caboclos, cartomantes, jogadores de búzios, ciganas leitoras de mãos, videntes competentes, mães recém chegadas da Bahia, (feriado para as amarrações do amor ficarem ainda mais amarradas), leitoras da borra de café e muitos outros. Não pode faltar ninguém.
E por que não um dia do ateu? Eu não acredito e nem eles acreditam que vão ficar fora dessa. Todos têm direito.
Sei que muitos maliciarão, dizendo que estou pensando apenas nos feriados e folgas, querendo me aproveitar da situação para ficar à toa. Mas não é nada disso. Que maldade desse povo! Não consegue entender a importância do estado laico, a importância de darmos valor a todas as crenças e rituais e do valor também da tolerância religiosa dentro dos moldes de uma sociedade evoluída e democrática. Todos têm os mesmos direitos e não apenas a maioria. O país é de todos, a lei é de todos, não pode haver privilégio. Mas a gente não pode falar nada que eles já vêm com malícias vendo segundas intenções em tudo.
Será que tem gente tão má capaz de manipular as ideias a seu favor apenas por causa de algum benefício? Torcer os fatos, mentir para se safar? Não, não acredito nisso. Absurdo. Dia de folga, quem quer dia de folga? Queremos o respeito, e tolerância a todas as crenças. Hummm, Boa ideia feriadinho do dia da tolerância religiosa cairia bem.
Fico indignado com esse julgamento. A defesa à diversidade sendo confundida com oportunismo. Não quero feriado para ficar à toa em casa, a folga é uma arma a ser usada a favor da democracia. Protestemos por ela. Que se multipliquem seguindo a ordem do Senhor. E ninguém solta a mão de ninguém e nem larga o controle remoto.
E para os santos que não comemoramos e nem sabemos quem são, pois são milhares, feriado também no dia de todos os santos.
Fim.
P.S. E não podemos esquecer-nos dos nossos irmãos muçulmanos. Temos que comemorar o mês do ramadã.